Cenário atual da indústria ceramista no Brasil

A indústria ceramista no Brasil possui um faturamento anual de 18 bilhões, representando 4,8% da indústria da construção civil no país e gerando em torno de 293 mil empregos diretos e 900 mil indiretos.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, o Brasil possui aproximadamente 6.903 fábricas de cerâmica. A indústria ceramista possui tanta relevância para a construção civil e para o país que cerca de 90% das alvenarias e coberturas do país são baseadas na cerâmica vermelha, conforme ANICER ( Associação Nacional da Indústria Cerâmica).

Infelizmente com a recente crise financeira mundial, que também afetou o Brasil, o mercado da construção civil e dos financiamentos habitacionais colocou o pé no freio, reduzindo também e de forma significativa os resultados e a demanda do setor ceramista brasileiro.

Porém, pelo que tudo indica a partir deste ano de 2020 este cenário passará por mudanças e o primeiros reflexos já começaram a ser percebidos ainda no final de 2019. A esperada retomada da construção civil está baseada principalmente nas novas políticas econômicas do Governo Federal, sobretudo em relação àquelas voltadas à redução das taxas de juros para os financiamentos habitacionais.

O cenário para a construção civil e também para o setor ceramista é otimista! Com a redução dos juros cobrados pelos financiamentos habitacionais, já nos primeiros meses do ano é possível perceber que o número de pessoas interessadas na compra de imóveis voltou a crescer. Mas, este movimento não está atrelado apenas a redução das taxas de juros, mas também a retomada, ainda que tímida da geração de empregos.

Com novas taxas de juros para o financiamento habitacional, o número de possíveis compradores tende a crescer, aumentando a demanda do setor da construção civil, que por sua vez contribui para a retomada do setor ceramista, que atualmente é um dos elementos chaves e fundamentais no fornecimento de produtos para a construção civil.

Recentemente o IBGE divulgou dados importantes e animadores sobre a construção civil. O setor apresentou no terceiro trimestre de 2019 um crescimento de 4,4% comparado com o resultado apresentado no terceiro trimestre de 2018. Este é o maior resultado do setor desde o primeiro semestre de 2014.

O crescimento foi impulsionado pelo setor imobiliário e pela leve melhora da economia brasileira que cresceu 0,6% no terceiro trimestre de 2019 em um comparativo com o segundo semestre.

Veja o que disse José Carlos Martins, presidente da Câmara da Indústria da Construção – CBIC:

“O crescimento da construção civil é uma boa notícia para a economia do país. É movimento já consistente em São Paulo, mas com força também no Centro-Oeste, puxado pela renda gerada pelo agronegócio. Tradicionalmente, a recuperação começa por São Paulo e, depois, chega aos demais estados.”

Vale destacar que recentemente a Caixa Econômica Federal, anunciou a redução nas taxas de juros para os financiamentos de imóveis através de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos – SBPE. A redução anunciada pela Caixa fez com que outros bancos adotassem a mesma política.

O resultado apresentado no terceiro trimestre de 2019, ainda está longe do esperado, porém é a primeira alta em dois trimestres seguidos, após 5 anos de retração no setor da construção e tem gerado otimismo entre economistas e empresários do setor.

 

Saiba mais sobre o assunto acessando nosso novo eBook:

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider