Desgaste prematuro de peças

5 dicas para evitar o desgaste prematuro de peças na sua cerâmica

Como evitar o desgaste prematuro de peças em uma cerâmica? Você tem observado que a vida útil das peças e componentes das máquinas da sua cerâmica estão diminuindo? Então, não deixe de ler este artigo!

O desgaste prematuro de peças pode gerar uma série de prejuízos ao ceramista, como o aumento das despesas com manutenção e reposição de peças ou até mesmo em virtude dos atrasos na produção e na entrega dos pedidos.

Para evitar prejuízos e paradas excessivas para manutenção de equipamentos é muito importante conhecer o que está ocasionando o desgaste prematuro das peças e assim adotar boas práticas e medidas preventivas capazes de evitar o desgaste prematuro e maximizar a vida útil de cada componente.

Para ajudar você ceramista a aproveitar ao máximo a vida útil dos seus equipamentos, e também de suas respectivas peças, a NATREB elaborou este artigo. Aqui você irá conhecer 5 dicas simples para evitar o desgaste prematuro de peças na sua cerâmica. Confira!

1.Tenha cuidado com a corrosão nos equipamentos e peças

Uma das principais patologias que contribuem para a redução da vida útil de peças e equipamentos é a corrosão.

A corrosão é um processo físico-químico ocasionado pela interação do ferro com o ar atmosférico, com a água ou então com componentes químicos resultando no desgaste prematuro das peças.

Para evitar a corrosão e retardar os seus efeitos, prolongando a vida útil das peças, é possível adotar algumas medidas importantes, como a lubrificação periódica e a pintura.

Quando lubrificadas ou então pintadas as peças podem resistir melhor aos efeitos da corrosão, uma vez que os lubrificantes e as tintas possuem propriedades anticorrosivas.

Por isso, esteja sempre atento às condições de pintura e lubrificação dos seus equipamentos.

2.Realize inspeções e manutenções periódicas e evite o desgaste prematuro de peças

Outra prática muito importante para impedir o desgaste prematuro de peças diz respeito a realização de manutenções periódicas em caráter preventivo.

A manutenção preventiva é aquela realizada antes mesmo que um equipamento comece a apresentar os primeiros sinais de falha.

Realize periodicamente manutenções preventivas, observe o nível de desgaste de cada peça e promova a sua substituição assim que possível.

Os custos com a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos são sempre menores quando comparados aos custos da manutenção corretiva, que é aquela que acontece apenas após a falha.

3.Invista em treinamento e capacitação

Você sabia que ao investir em treinamentos e capacitação de mão de obra, você também contribui para a maior vida útil das peças e máquinas da sua cerâmica?

Funcionários bem treinados e capacitados sabem operar os equipamentos de forma correta, evitando assim o desgaste prematuro de peças.

4.Nunca submeta uma máquina a condições de trabalho superiores ao recomendado pelo fabricante

Em nenhuma hipótese concorde em submeter um equipamento a condições severas de trabalho, ou seja, condições superiores àquelas recomendadas pelo fabricante.

As condições máximas de trabalho de uma máquina são definidas pelos fabricantes após a realização de testes e também em conformidade com a capacidade de suporte e carga de cada componente.

Sendo assim, quando um equipamento é submetido a condições de trabalho superiores ao recomendado, o desgaste prematuro de peças torna-se inevitável. Além disso, há ainda um risco maior relacionado a ocorrência de acidentes.

5.Substitua peças ao fim de sua vida útil

Por fim, para garantir a maior vida útil de todas as peças que compõem um equipamento, recomenda-se a substituição de peças ao fim da sua vida útil.

Cada peça possui uma vida útil previamente definida, portanto insistir em utilizar peças que nitidamente chegaram ao seu limite só prejudica o desempenho do equipamento e favorece o desgaste prematuro de outras peças.

Precisando de peças de reposição ou assistência técnica para máquinas e equipamentos NATREB?

Então, não deixe para depois, clique aqui e entre agora mesmo em contato conosco!

e-book erros que uma indústria cerâmica jamais pode cometer

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 3 de julho de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Como maximizar a produção de uma cerâmica? Quais são os passos principais para produzir mais, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir a qualidade do produto final? Nesse conteúdo a NATREB apresenta 3 passos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da...

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha é um dos materiais construtivos mais antigos utilizados pela humanidade. De acordo com historiadores, os primeiros vestígios relativos à produção de itens cerâmicos remontam ao período da pré-história. Por sua vez, arqueólogos afirmam que os...

Misturador NATREB     

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider