É possível utilizar blocos cerâmicos na alvenaria estrutural?

O uso da alvenaria estrutural em substituição à alvenaria de vedação vem crescendo a cada dia, o que tem levado principalmente as grandes construtoras a optar pela alvenaria estrutural?

É possível utilizar blocos cerâmicos em alvenaria estrutural? Descubra através deste artigo!

 

Qual a principal diferença entre a alvenaria estrutural e a alvenaria de vedação?

A principal diferença entre estes dois importantes métodos construtivos em alvenaria, diz respeito a distribuição das cargas de uma construção e de sua estrutura.

Na alvenaria estrutural as paredes acumulam duas funções a de vedação e a estrutural. Este avanço da engenharia e dos processos construtivos, surgiu com base na necessidade das construtoras de entregar suas obras com maior agilidade e também com redução de custos.

A alvenaria estrutural dispensa o uso de vigas e pilares, reduzindo os custos de construção e também o seu tempo de execução. Este tipo de tecnologia construtiva é muito empregado em projetos que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.

Na alvenaria de vedação, utiliza-se vigas e colunas em concreto armado, elementos que ficam responsáveis por garantir a estrutura e solidez das edificações, enquanto que as paredes cumprem apenas o papel de vedação e divisão de ambientes.

Por sua vez, na alvenaria estrutural, as tradicionais vigas e colunas são substituídas por paredes que muitas das vezes são pré-moldadas e preparadas para o recebimento da carga estrutural.

 

É possível utilizar blocos cerâmicos na alvenaria estrutural?

Por ainda ser um método construtivo considerado inovador, a maior parte das pessoas faz uso da alvenaria de vedação em suas construções, com exceção de grandes construtoras, que levando em consideração os aspectos econômicos estão optando a cada dia mais pela alvenaria estrutural.

Neste contexto, o que muita gente ainda desconhece é a construção em alvenaria estrutural, através dos blocos cerâmicos estruturais, opção ainda mais econômica se comparada ao método que faz uso dos blocos em concreto.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, já normatizou e padronizou as especificações dos blocos cerâmicos estruturais, que podem ser dos seguintes tipos:

Bloco cerâmico estrutural: Componente da alvenaria estrutural que possui furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm. Produzidos para assentamento com furos na vertical.

Bloco cerâmico estrutural de paredes vazadas: Componente da alvenaria estrutural com paredes vazadas e que pode ser empregado na alvenaria estrutural não armada, armada e protendida.

Bloco cerâmico estrutural com paredes maciças: Componente da alvenaria estrutural cujas paredes externas são maciças e as internas podem ser paredes maciças ou vazadas e que pode ser empregado na alvenaria estrutural não armada, armada e protendida.

Bloco cerâmico estrutural perfurado: Componente da alvenaria estrutural cujos vazios são distribuídos em toda a sua face de assentamento, empregado na alvenaria estrutural não armada.

Diante desta nova tendência do mercado da construção civil, a sua cerâmica já está preparada?

A adequação produtiva para atender a nova demanda em surgimento no mercado pode colocar a sua cerâmica em posição de destaque!

Modernize o parque produtivo da sua cerâmica, com os equipamentos Natreb e permita que ela esteja preparada para as novas exigências do mercado da construção civil!

 

 

Escrito por fernando

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

terça-feira, 5 de maio de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider