Máquinas para cerâmica vermelha, como aumentar a produtividade!

Como aumentar a produtividade nas cerâmicas? Aumentar a produtividade de uma cerâmica ou torná-la mais eficiente é o objetivo de todo ceramista.

A alta eficiência do processo produtivo, acarreta em um produto final de menor custo, contribuindo para a maior competitividade da cerâmica no mercado, assim como também para o crescimento de sua margem de lucro.

Como aumentar a produção de uma cerâmica e torná-la mais eficiente? A resposta para essa pergunta é o que você vai descobrir ao longo deste artigo!

A importância das máquinas na indústria ceramista

caixão-alimentador

A maximização do processo produtivo de uma cerâmica começa e está diretamente ligada a tecnologia empregada em sua linha de produção.

Inevitavelmente, não há como se destacar no mercado, sem o uso de equipamentos modernos, projetados para aproveitar ao máximo a matéria prima e diminuir o tempo, o esforço e a energia empregada no processo produtivo.

A princípio, antes de falarmos no aumento da produtividade, veja como funciona o processo produtivo de uma cerâmica, os principais equipamentos que devem compor a linha de produção e a função de cada um deles:

1.Caixões Alimentadores

O processo produtivo eficiente de uma cerâmica inicia-se obrigatoriamente pelos Caixões Alimentadores.

Os Caixões alimentadores são equipamentos robustos projetados para suportar grande peso e quantidade de argila. A sua função na linha de produção de uma cerâmica consiste em garantir a correta dosagem de argila, contribuindo assim para um processo produtivo otimizado, eficaz e uniforme.

2.Destorroadores e Desintegradores

Após o depósito da argila nos Caixões Alimentadores, estes equipamentos direcionam de forma uniforme e eficaz a argila para os Destorroadores ou Desintegradores.

Por sua vez, os Destorroadores e Desintegradores promovem a trituração de torrões secos e endurecidos de argila e eliminam possíveis pedras da linha de produção.

A ação dos Desintegradores e Destorroadores é essencial para a garantia da qualidade final dos produtos cerâmicos, ao eliminar torrões presentes na argila, estes equipamentos facilitam e potencializam a ação de outros equipamentos da linha de produção como os Laminadores e as Marombas.

3.Misturadores

Após passar pelos Destorroadores e Desintegradores a argila é encaminhada aos Misturadores, equipamento onde a água e aditivos são adicionados à argila.

Os Misturadores realizam movimentos circulares, permitindo homogeneização da massa até que se alcance a umidade e a plasticidade adequadas à extrusão.

4.Laminadores

Após passar pelos Misturadores a argila é encaminha para os Laminadores. Equipamento composto por dois cilindros cuja a função é promover o adensamento e eliminar bolhas de ar da argila, antes do seu envio para as Extrusoras (Marombas ou monoblocos).

5.Extrusoras

Em uma das mais importantes etapas do processo de produção de uma cerâmica, temos as Extrusoras, que também são conhecidas como Marombas à Vácuo ou Monoblocos.

Neste equipamento a argila é lançada dentro de uma câmara de vácuo e comprimida contra uma matriz de aço (boquilha), onde a finalmente a massa recebe o formato desejado para o produto cerâmico em questão.

Logo após a saída da Extrusora, é realizado o corte do produto em suas dimensões normativas através dos Cortadores.

6.Secadores

Após passar pelas Extrusoras o produto cerâmico, precisa passar por um processo de secagem que pode ser feito de forma natural em galpões fechados, ou então de forma altamente eficiente através dos Secadores Rápidos de Taliscas.

Os Secadores Rápidos de Taliscas são equipamentos projetados para otimizar o processo produtivo de uma cerâmica, através da aceleração do processo de secagem que antecede à queima.

7.Forno Metálico

Por fim, o produto cerâmico precisa ser submetido ao processo de queima.

Para maximizar a produtividade o ideal é contar com os Fornos Metálicos Móveis, equipamento capaz de promover a queima eficaz e homogênea e ao mesmo tempo consumir 30% a menos de combustível em relação aos fornos convencionais.

Além dos equipamentos listados acima, existem outros complementares e que certamente contribuem para uma produção mais eficiente, entre eles possuímos as Dragas e os Carregadores Automáticos de carga e descarga. Confira mais em nosso site.

Vale destacar, que todos os equipamentos NATREB são fabricados com tecnologia de ponta e em dimensões e especificações variadas de acordo com a necessidade produtiva da sua cerâmica.

Consultoria em Cerâmica NATREB

No entanto, sabemos que os equipamentos que compõem a linha de produção apesar de fundamentais não são os únicos responsáveis por uma alta eficiência produtiva.

Por isso, a NATREB disponibiliza aos seus clientes a Consultoria em Cerâmica. Um trabalho realizado por especialistas com o objetivo de tornar as cerâmicas mais eficientes.

O trabalho inicia-se através de um diagnóstico por meio de análise presencial, laboratorial ou a partir de um problema que parte do próprio cliente.

A consultoria em cerâmica NATREB tem por objetivo apresentar as mais novas ferramentas e práticas para solucionar, manter e aumentar o rendimento em todos as etapas do processo de fabricação comentadas no tópico anterior.

Dentre os principais serviços inclusos na consultoria em cerâmica NATREB, podemos citar:

  • Desenvolvimento e adequação de massa para o setor de preparação;
  • Formulação e adequação de massas para melhor secagem e queima;
  • Aumento de produção do processo de extrusão;
  • Regulagem e adequação para o processo de secagem natural e artificial;
  • Regulagem e adequação para o processo de queima, visando redução de tempo e combustível;
  • Desenvolvimento e soluções para problemas no produto acabado;
  • Regulagem de boquilhas
  • Montagem e adequação de laboratório de apoio no processo de fabricação;
  • Treinamento técnico para execução das tarefas diárias do laboratório e outros setores

Torne a sua cerâmica altamente competitiva e conquiste destaque e reconhecimento de mercado!

Saiba mais sobre os equipamentos e serviços em consultoria NATREB. Descubra como podemos ajudar a sua cerâmica a crescer! Entre em contato conosco!

e-book erros que uma indústria cerâmica jamais pode cometer

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quinta-feira, 9 de julho de 2020
}

Tempo de Leitura

4 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

Máquinas para cerâmica: Confira 5 dicas para aumentar a vida útil

Máquinas para cerâmica: Confira 5 dicas para aumentar a vida útil

Buscando alternativas para aumentar a vida útil das máquinas na sua cerâmica? Então fique atento e confira as 5 dicas que a NATREB preparou para você neste artigo! 1.Realize manutenções preventivas Toda e qualquer máquina necessita de rotinas de manutenção preventiva...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider