Mineração e Gestão de Rejeitos

Os mais recentes acontecimentos envolvendo o rompimento de barragens com rejeitos dos processos de mineração no Brasil, chamaram a atenção de empresas, órgãos governamentais e da sociedade civil como um todo em relação ao correto manejo e gerenciamento de resíduos oriundos dos mais diversos processos de mineração.

O que são rejeitos de mineração?

Os rejeitos de mineração são resíduos oriundos do tratamento dos materiais extraídos na mineração. Estes resíduos, surgem após a separação do material de interesse na extração dos minérios, em geral este tipo de processo extrai da natureza, ferro, cobre, ouro e outros metais, e o restante acaba virando o famoso rejeito de mineração, ou seja, um material sem interesse econômico para a companhia mineradora.

Os rejeitos de mineração, formam uma espécie de lama, muitas vezes tóxicas, devido a alta presença de metais e outras substâncias contaminantes que ficam represadas nas barragens de rejeitos da mineração.

 

Aproveitamento dos rejeitos de mineração

Devido a preocupação da sociedade em encontrar um destino adequado aos rejeitos da mineração, muitos estudos estão sendo desenvolvidos, alguns deles financiados pelo governo e outros pela iniciativa privada.

Dentre as possíveis destinações para os rejeitos de mineração, estão a pisos e azulejos, também conhecidos como ladrilhos hidráulicos, blocos pré-moldados para pavimentação ou alvenaria, artefatos cerâmicos (blocos estruturais ou de vedação), produção de cimento, fertilizantes e pigmentos para a produção de tintas.

 

O impacto do positivo do aproveitamento de rejeitos de mineração na indústria ceramista

A indústria ceramista como um todo precisa está atenta aos estudos que ocorrem em relação aos rejeitos de minérios oriundos do processo de mineração.

A utilização dos rejeitos para a produção de peças cerâmicas, como tijolos, telhas, pisos, azulejos e blocos intertravados, pode contribuir para o desenvolvimento do setor, através da redução dos custos de produção. A cerâmica que passar a utilizar como parte ou em todo o seu processo produtivo os rejeitos de mineração, tende a conquistar maior destaque e reconhecimento de mercado.

Ao utilizar os rejeitos de mineração para a produção de tijolos e blocos cerâmicos, não existirá a necessidade de explorar e retirar argila do solo para a produção em cerâmicas. Toda demanda do setor poderia ser perfeitamente suprida pelos rejeitos do processo de mineração no Brasil.

Dentre as diversas pesquisas que buscam uma destinação adequada aos rejeitos de mineração, podemos destacar um estudo realizado pela UFLA – Universidade Federal de Lavras, com base nos rejeitos de mineração do acidente ocorrido em Mariana, em Minas Gerais.

A pesquisa prevê a possibilidade do aproveitamento em larga escala dos resíduos de mineração pelo setor ceramista e construção civil. Na ocasião, comprovou-se a viabilidade da utilização dos rejeitos de mineração para a formação de tijolos, blocos e telhas ecologicamente corretos.

Vale destacar, que segundo o estudo, a utilização dos resíduos do processo de mineração pode gerar uma redução de até 30% nos custos de produção e preço final de produtos cerâmicos, sem ocasionar quaisquer riscos a sociedade.

A Natreb apoia práticas ecologicamente corretas e de aproveitamento de resíduos de mineração e acredita que este seja um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável dos setores de extração mineral e ceramista no Brasil.

 

 

Você também pode gostar de….

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider