Mineração e Gestão de Rejeitos

Os mais recentes acontecimentos envolvendo o rompimento de barragens com rejeitos dos processos de mineração no Brasil, chamaram a atenção de empresas, órgãos governamentais e da sociedade civil como um todo em relação ao correto manejo e gerenciamento de resíduos oriundos dos mais diversos processos de mineração.

O que são rejeitos de mineração?

Os rejeitos de mineração são resíduos oriundos do tratamento dos materiais extraídos na mineração. Estes resíduos, surgem após a separação do material de interesse na extração dos minérios, em geral este tipo de processo extrai da natureza, ferro, cobre, ouro e outros metais, e o restante acaba virando o famoso rejeito de mineração, ou seja, um material sem interesse econômico para a companhia mineradora.

Os rejeitos de mineração, formam uma espécie de lama, muitas vezes tóxicas, devido a alta presença de metais e outras substâncias contaminantes que ficam represadas nas barragens de rejeitos da mineração.

 

Aproveitamento dos rejeitos de mineração

Devido a preocupação da sociedade em encontrar um destino adequado aos rejeitos da mineração, muitos estudos estão sendo desenvolvidos, alguns deles financiados pelo governo e outros pela iniciativa privada.

Dentre as possíveis destinações para os rejeitos de mineração, estão a pisos e azulejos, também conhecidos como ladrilhos hidráulicos, blocos pré-moldados para pavimentação ou alvenaria, artefatos cerâmicos (blocos estruturais ou de vedação), produção de cimento, fertilizantes e pigmentos para a produção de tintas.

 

O impacto do positivo do aproveitamento de rejeitos de mineração na indústria ceramista

A indústria ceramista como um todo precisa está atenta aos estudos que ocorrem em relação aos rejeitos de minérios oriundos do processo de mineração.

A utilização dos rejeitos para a produção de peças cerâmicas, como tijolos, telhas, pisos, azulejos e blocos intertravados, pode contribuir para o desenvolvimento do setor, através da redução dos custos de produção. A cerâmica que passar a utilizar como parte ou em todo o seu processo produtivo os rejeitos de mineração, tende a conquistar maior destaque e reconhecimento de mercado.

Ao utilizar os rejeitos de mineração para a produção de tijolos e blocos cerâmicos, não existirá a necessidade de explorar e retirar argila do solo para a produção em cerâmicas. Toda demanda do setor poderia ser perfeitamente suprida pelos rejeitos do processo de mineração no Brasil.

Dentre as diversas pesquisas que buscam uma destinação adequada aos rejeitos de mineração, podemos destacar um estudo realizado pela UFLA – Universidade Federal de Lavras, com base nos rejeitos de mineração do acidente ocorrido em Mariana, em Minas Gerais.

A pesquisa prevê a possibilidade do aproveitamento em larga escala dos resíduos de mineração pelo setor ceramista e construção civil. Na ocasião, comprovou-se a viabilidade da utilização dos rejeitos de mineração para a formação de tijolos, blocos e telhas ecologicamente corretos.

Vale destacar, que segundo o estudo, a utilização dos resíduos do processo de mineração pode gerar uma redução de até 30% nos custos de produção e preço final de produtos cerâmicos, sem ocasionar quaisquer riscos a sociedade.

A Natreb apoia práticas ecologicamente corretas e de aproveitamento de resíduos de mineração e acredita que este seja um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável dos setores de extração mineral e ceramista no Brasil.

 

 

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

terça-feira, 10 de março de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Confira 5 dicas para montar uma cerâmica de sucesso

Confira 5 dicas para montar uma cerâmica de sucesso

Pensando em montar uma cerâmica do zero ou então expandir a capacidade produtiva e de geração de negócios de uma cerâmica já existente? Neste artigo, a NATREB preparou 5 dicas, que podem contribuir significativamente para que a sua cerâmica alcance o sucesso e...

Homogeneizador NATREB, conheça!

Homogeneizador NATREB, conheça!

Estas máquinas têm como principal função homogeneizar diferentes matérias primas. Seu funcionamento realiza trituração, mistura e cisalhamento da massa regularizando a granulometria das matérias primas utilizadas principalmente em industrias cerâmicas. O...

Destorroador NATREB, conheça!

Destorroador NATREB, conheça!

Você conhece a função de um Destorroador na indústria cerâmica e de extração mineral? Confira o funcionamento deste importante equipamento, neste artigo especial que a NATREB preparou para você. Os destorroadores são equipamentos adequados para a britagem primária de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider