Quais são os segredos e alternativas encontradas pelas cerâmicas de sucesso para aumentar significativamente a produtividade e a qualidade dos seus produtos, ocupando assim posição de destaque no mercado?
A alta eficiência e produtividade nas cerâmicas e no setor industrial em geral, contribuem positivamente em diversos aspectos, dentre eles:
- Redução de custos operacionais;
- Redução dos custos finais dos produtos;
- Maior capacidade de produção;
- Maior capacidade para atender as demandas do mercado;
- Crescimento da margem de lucro;
- Maior qualidade do produto final;
- Maior reconhecimento no mercado;
- Dentre outros benefícios.
Buscando alternativas para aumentar a produtividade na sua cerâmica? Então, não deixe de conferir nesse conteúdo 5 passos para aumentar a produtividade da sua cerâmica.
1.Invista na automação e modernização da produção
O primeiro passo para aumentar a produtividade na indústria cerâmica passa certamente pela automação de processos e renovação do parque produtivo.
Cerâmicas com alto poder de produtividade investem em novas tecnologias, máquinas modernas e processos inteligentes relacionados à automação dos processos.
Assim sendo, se a sua cerâmica precisa revisar e atualizar o parque produtivo, não deixe de conferir a nossa página de máquinas e equipamentos para a indústria cerâmica, clicando aqui.
2.Invista em treinamento e capacitação
A capacidade de produção, a qualidade dos produtos e a eficiência das cerâmicas dependem de dois pilares fundamentais, são eles: máquinas e pessoas.
Ao contrário do que muitos pensam, as máquinas não chegaram para substituir o homem, mas sim, para otimizar e facilitar o seu trabalho.
Logo, é preciso considerar que para aumentar a produtividade na indústria cerâmica, as empresas precisam estar dispostas a investir não somente em máquinas e equipamentos, mas também em treinamento e na capacitação da sua mão de obra.
3.Invista em rotinas periódicas de manutenção
Máquinas e equipamentos de primeira linha, funcionários bem treinados e devidamente capacitados, tudo isso contribui para aumentar a produção na indústria cerâmica.
No entanto, em meio a alta produção, o ceramista não pode esquecer da importância das rotinas de manutenção em máquinas, equipamentos e instalações.
Rotinas periódicas de manutenção precisam ser definidas para evitar falhas e paradas não previstas que afetem cronogramas de entrega e toda a linha de produção.
4.Invista na segurança do trabalho
Investir em segurança e garantir a integridade física de colaboradores e também do maquinário e das instalações da sua cerâmica também é uma forma de aumentar a produtividade.
Indústrias cerâmicas que investem na prevenção de acidentes também evitam paradas não previstas na linha de produção, garantindo assim, a máxima produtividade e eficiência dos seus processos.
5.Invista em uma consultoria cerâmica especializada
Por fim, vale a pena revisar todos os processos da sua cerâmica e implementar melhorias que favoreçam a eficiência e a alta produtividade através de apoio consultivo especializado.
A NATREB oferece às indústrias ceramistas, serviços em consultoria desenvolvidos por profissionais altamente qualificados e com ampla experiência no mercado, cujo objetivo é prestar orientações e estimular modificações e melhorias necessárias no processo produtivo.
Confira algumas etapas a serem desenvolvidas em uma consultoria em cerâmica:
- Desenvolvimento e adequação de massa para o setor de preparação;
- Formulação e adequação de massas para melhor secagem e queima;
- Aumento de produção do processo de extrusão;
- Regulagem de boquilhas;
- Regulagem e adequação para o processo de secagem natural e artificial;
- Regulagem e adequação para o processo de queima, visando redução de tempo e combustível;
- Desenvolvimento e soluções para problemas no produto acabado;
- Adaptação e implantação de layouts de produção;
- Montagem e adequação de laboratório de apoio no processo de fabricação;
- Treinamento técnico para execução das tarefas diárias do laboratório e outros setores.
0 comentários