Tijolo aparente: Conheça essa tendência

A alvenaria é uma forma de construção milenar que desenvolveu-se com o avanço e o desenvolvimento da humanidade, permanecendo até os dias de hoje.

O tijolo é fundamental para a construção de diversos tipos de edificação, mesmo escondidos por trás de uma cama de reboco e massa corrida eles se fazem presente. Entretanto, novas tendências relacionadas a arquitetura e a decoração de ambientes podem mudar consideravelmente a relação do tijolo  com as construções, deixando de ser apenas um elemento construtivo para tornar-se também um item decorativo e arquitetônico que tem o seu devido valor.

Uma das tendências da arquitetura atual consiste em dar uma nova vida a alguns ambientes, com base nos tijolos aparentes, ou seja, sem  a aplicação das tradicionais camadas de reboco e massa corrida. Se no passado eles já fizeram sucesso, hoje voltam ainda mais queridos e como um sinônimo de elegância, charme e modernidade.

Muito utilizados em ambientes externos, hoje os tijolos aparentes estão alcançando destaque também nos ambientes internos. Tudo isso, como o fruto de uma tendência arquitetônica recente que teve início nos Estados Unidos.

Apesar de muitas pessoas entenderem que o tijolo é um elemento rústico e que portanto só deve ser utilizado de forma aparente nas propriedades rurais. Nos últimos anos, o tijolo tem conseguido provar que também funciona muito bem em projetos arquitetônicos urbanos e industriais.

 

Como fazer uma parede em tijolos aparentes

Para construir uma parede de tijolos aparentes do zero, ou então modificar uma antiga construção, adequando-a para a tendência dos tijolos aparentes, recomendamos que você conte com a orientação e o apoio de um engenheiro civil ou arquiteto.

Afinal, é importante conhecer muito bem a função de uma parede e quais possíveis impactos relacionados a sua modificação para a construção como um todo. Apesar da maior parte das construções utilizarem o tijolo apenas como um elemento de vedação, algumas construções, sobretudo as mais antigas podem atribuir a algumas paredes uma função estrutural ou de auxílio a estrutura. Desta forma, nunca remova totalmente ou parcialmente uma parede e aplique nela modificações sem o conhecimento e a orientação de um profissional gabaritado.

Com a ajuda de um profissional, será muito mais fácil alcançar os objetivos desejados, garantindo ainda maior segurança e durabilidade para a construção como um todo e também para os tijolos aparentes.

Um arquiteto por exemplo, poderá auxiliar você a tirar o maior proveito possível dos tijolos aparentes, garantindo assim, um encaixe perfeito entre a parede na nova tendência e os demais itens decorativos e o próprio ambiente que faz parte deste contexto.

Vale  destacar também, que os tijolos aparentes merecem uma atenção especial para garantir sua maior durabilidade. É recomendado por exemplo, a aplicação de um verniz próprio para esta finalidade, que contribuirá para que seus tijolos durem mais, mantendo ainda uma excelente aparência!

Gostou das dicas relacionadas aos tijolos aparentes? Continue acompanhando o blog da Natreb e fique por dentro de todas as novidades relacionadas ao mundo ceramista!

 

Saiba mais sobre o assunto acessando nosso novo eBook:

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

Máquinas para cerâmica: Confira 5 dicas para aumentar a vida útil

Máquinas para cerâmica: Confira 5 dicas para aumentar a vida útil

Buscando alternativas para aumentar a vida útil das máquinas na sua cerâmica? Então fique atento e confira as 5 dicas que a NATREB preparou para você neste artigo! 1.Realize manutenções preventivas Toda e qualquer máquina necessita de rotinas de manutenção preventiva...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider