5 segredos na gestão financeira para cerâmicas

5 segredos na gestão financeira para cerâmicas

Confira nesse conteúdo 5 segredos para o crescimento da sua cerâmica, através de uma gestão financeira eficiente.

Considerado um dos pilares para a manutenção e o desenvolvimento de todo e qualquer negócio, a gestão financeira é por vezes negligenciada e deixada de lado.

No entanto, quando isso acontece, uma série de problemas secundários começam a aparecer, colocando em risco a lucratividade e o adequado funcionamento dos negócios.

Cerâmicas e outras empresas com dificuldades na gestão financeira, começam a apresentar em pouco tempo, os seguintes problemas:

  • Dificuldade para pagar a folha de pagamento em dia;
  • Atraso no pagamento de tributos e fornecedores;
  • Falta de recursos para investir na modernização do parque produtivo;
  • Dificuldade para manter em dia rotinas de manutenção predial, veicular e em máquinas;
  • Dentre outros problemas.

Na pior das hipóteses, caso um plano de gerenciamento de crise e gestão financeira não seja colocado em prática, pode-se chegar até mesmo ao encerramento definitivo das atividades.

Não restam dúvidas, enfrentar problemas financeiros e conseguir encontrar soluções em meio à crise são grandes desafios. Por isso, o melhor mesmo, é não abrir mão de implementar alguns controles e estratégias de gestão financeira para cerâmicas. Confira nossas dicas!

1.Não misture finanças pessoais e empresariais

Para uma gestão financeira eficiente da sua cerâmica, a nossa primeira dica diz respeito à separação das finanças pessoais das empresariais.

No mundo dos negócios, ainda é muito comum encontrar empresas que não separam adequadamente as finanças dos seus sócios, com as finanças da própria empresa. Contudo, essa prática mostra-se muito prejudicial para a gestão financeira dos negócios.

Sendo assim, procure separar o financeiro da sua cerâmica das suas finanças pessoais. Retire um pró-labore mensal, em valor pré-definido, e evite fazer retiradas do caixa da empresa para fins pessoais.

2.Controle as despesas da sua cerâmica

Outra dica super importante em relação a gestão financeira para cerâmicas, diz respeito ao controle adequado e eficiente das despesas do negócio.

A matemática da gestão financeira empresarial, exige despesas menores que receitas, sendo esse, por sinal, um dos motores da lucratividade.

Nesse sentido, manter controle sobre as despesas, impedindo a contração de obrigações em volume superior à capacidade de pagamento, é um passo fundamental na gestão financeira para cerâmicas.

3.Construa reservas financeiras

Manter o controle sobre as despesas da sua cerâmica é muito importante, no entanto, pode não ser o suficiente para uma gestão financeira eficiente.

Por mais que a sua cerâmica possua um financeiro bem estruturado, com volume saudável de receitas e despesas, algum imprevisto pode surgir, como por exemplo, um período de queda nas vendas.

Quando isso acontece, é comum ir em busca de empréstimos e financiamentos, mesmo sabendo que haverá uma cobrança de juros sobre o montante emprestado.

Para evitar esse tipo de situação, procure aproveitar os momentos de maior entrada de recursos para construir reservas financeiras para futuros imprevistos, tornando assim a sua cerâmica cada vez mais sólida.

4.Encontre alternativas para maximizar as receitas

Por sua vez, se você já mantém uma eficiente gestão financeira para cerâmicas e mesmo assim vem encontrando dificuldades para administrá-la, a saída é buscar por novas fontes de receita.

Encontrar alternativas de receita pode não ser uma tarefa fácil, mas certamente contribuirá para o crescimento e fortalecimento da sua cerâmica.

5.Faça uso de indicadores e relatórios financeiros

Por fim, faça uso periódico de indicadores e relatórios financeiros que permitam o acompanhamento detalhado da saúde financeira e também da evolução da sua cerâmica.

Relatórios e indicadores podem dizer muito sobre a sua empresa, contribuindo para a tomada de decisões cada vez mais assertivas.

Para mais dicas e novidades relacionadas ao mercado ceramista, continue acompanhando o blog da NATREB.

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 22 de março de 2021
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
5 segredos na gestão financeira para cerâmicas

5 segredos na gestão financeira para cerâmicas

Confira nesse conteúdo 5 segredos para o crescimento da sua cerâmica, através de uma gestão financeira eficiente. Considerado um dos pilares para a manutenção e o desenvolvimento de todo e qualquer negócio, a gestão financeira é por vezes negligenciada e deixada de...

Onde encontrar equipamentos para produção de tijolos?

Onde encontrar equipamentos para produção de tijolos?

Pensando em montar uma cerâmica ou modernizar o parque produtivo de uma cerâmica já atuante no mercado? Se a sua resposta foi “SIM” você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo, você terá a oportunidade de conhecer a NATREB e um pouco sobre nossos principais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider