A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha é um dos materiais construtivos mais antigos utilizados pela humanidade. De acordo com historiadores, os primeiros vestígios relativos à produção de itens cerâmicos remontam ao período da pré-história.

Por sua vez, arqueólogos afirmam que os primeiros vestígios relacionados à produção de tijolos são de 6.000 a.C.

Por volta do ano 4.000 a.C já existiam civilizações que utilizavam blocos e tijolos cerâmicos para suas construções em alvenaria.

Extremamente versátil, a cerâmica vem acompanhando a humanidade durante a sua evolução. Ao longo do tempo, pesquisas e novas tecnologias otimizaram o processo de produção contribuindo para a qualidade e padronização do produto final.

Com o passar dos anos e a evolução da humanidade, novos itens foram construídos a partir da argila e da cerâmica. No entanto, a essência da fabricação de produtos cerâmicos continua a mesma, ou seja, tudo começa a partir da mistura de argila e água.

Enquanto você lê esse conteúdo, diversos produtos cerâmicos podem estar a sua volta, dentre eles:

  • Blocos de vedação;
  • Blocos estruturais;
  • Canaletas;
  • Tavelas;
  • Telhas;
  • Lajotas;
  • Manilhas;
  • Ladrilhos;
  • Itens decorativos, como vasos, potes, bandejas, etc.;
  • Dentre outros itens.

Aplicação da cerâmica vermelha na construção civil

A construção civil é o principal mercado consumidor da cerâmica vermelha. A indústria ceramista e a construção civil atuam lado a lado para o desenvolvimento da sociedade.

Confira na sequência alguns exemplos que demonstram a versatilidade da cerâmica vermelha e a sua aplicação na construção civil:

Blocos cerâmicos de vedação: Os blocos cerâmicos de vedação são responsáveis pela maior demanda produtiva para o setor ceramista.

Na construção civil, os blocos cerâmicos de vedação são empregados na construção de paredes não estruturais, ou seja, preparadas apenas para vedação de ambientes e suporte ao seu peso próprio.

Os blocos cerâmicos de vedação ou simplesmente também conhecidos como “tijolos” são encontrados no mercado em diferentes medidas, observando-se as normas do setor.

Blocos cerâmicos estruturais: Os blocos cerâmicos estruturais oferecem resistência para o suporte de cargas em construções, sendo empregado até mesmo na construção de pequenos edifícios.

Contudo, por atuar como item estrutural, as paredes construídas com esse tipo de bloco cerâmico não podem ser removidas ou sofrer cortes.

Vale lembrar, que a construção de empreendimentos com blocos estruturais exige a orientação e acompanhamento de engenheiro civil ou arquiteto especializado e registrado no CREA.

Tavelas: Por sua vez, as tavelas são produtos cerâmicos destinados ao preenchimento de vãos entre vigas na construção de lajes mistas e pré-moldadas.

Sua função construtiva é essencial para redução de custos e também do peso das lajes, funcionando como importante item de vedação.

Canaletas: As canaletas cerâmicas são construídas em formato de “U ou J” com o objetivo de criar uma espécie de “forma” para receber o concreto e as armações de ferro que compõem as vigas e estruturas semelhantes em um projeto de construção civil.

Não restam dúvidas, a cerâmica vermelha é um material de extrema versatilidade e aplicação prática em nossas vidas.

Deseja saber mais sobre novidades e processos ligados ao mercado ceramista? Continue acompanhando o blog da NATREB.

Antes de sair, conheça a nossa linha completa de produtos e serviços para a indústria cerâmica.

Telefone: +55 48 3434-8700

E-Mail: natreb@natreb.com.br

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 3 de maio de 2021
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Como maximizar a produção de uma cerâmica? Quais são os passos principais para produzir mais, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir a qualidade do produto final? Nesse conteúdo a NATREB apresenta 3 passos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da...

Misturador NATREB     

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao...

Caixão Alimentador NATREB

Caixão Alimentador NATREB

Os caixões alimentadores são responsáveis por assegurar um fluxo contínuo de abastecimento das linhas de produção e preparação. Sua principal função é alimentar e dosar a matéria prima de maneira uniforme, garantindo produtividade e padronização de mistura. Esta...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider