misturador-NATREB

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao processo.  Na cerâmica faz correção ideal de umidade da massa para a extrusão.

Os misturadores de eixo duplo fornecidos pela NATREB podem ser alocados em diferentes processos, ou seja, na linha de preparação de massa que segue para estoque e sazonamento e na linha de produção. Além do setor cerâmico, esta máquina tem aplicação no tratamento de resíduos e na mineração.

misturador-natreb

Seu funcionamento baseia-se no amassamento da matéria prima devido à contra rotação dos eixos de pás, que forçam o material a passar de um lado ao outro e garantem o deslocamento contínuo dos materiais dentro da zona de mistura (cocho).

Geralmente os misturadores possuem um cocho longo para que o material leve um tempo considerável de processamento e garanta a mistura adequada.

Este fluxo contínuo da matéria prima no cocho só é possível devido aos dois eixos horizontais com quatro carreiras de lâminas (pás) cada um, acionados por caixa redutora com duas saídas. Em alguns modelos é possível alterar o ângulo de inclinação das pás com a finalidade de aumentar ou diminuir o tempo de mistura da massa, alterando-se desta forma a produção do equipamento de acordo com a necessidade.

Para atender esta necessidade a NATREB desenvolveu uma gama ideal de tamanhos e configurações especiais, possibilitando excelente flexibilidade e adaptação a diferentes aplicações, obtendo máximo desempenho com menor consumo de energia e menores custos de manutenção. São fabricadas para atender uma demanda entre 13 ton/h à 90 ton/h de matéria prima processada.

CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DO MISTURADOR

O grupo de Misturadores NATREB são projetados para operar com a máxima confiabilidade sob condições de trabalho mais exigentes, preservando a tradição de 46 anos de experiência em fabricação de máquinas para cerâmica. No entanto, evoluíram tecnologicamente para alcançar alto desempenho com menores custos de manutenção e consumo energético. Agora conheça um pouco mais sobre os componentes principais destas máquinas.

misturador

Carcaça (Chassi & Cocho)

Carcaça-misturadorAs carcaças dos Misturadores NATREB são projetadas para proporcionar um excelente   escoamento da matéria prima ao longo da zona de mistura.

A geometria do cocho segue o perfil de rotação do eixo maximizando a superfície de contato das pás com a mistura, assim evitando a formação de áreas cegas de material e evitando a aderências da matéria prima na lateral do cocho. Sendo fabricadas de chapas grossas em aço para melhorar soldabilidade, usinabilidade e ductilidade.

Carcaça-misturadorTodas as peças em chapas são cortadas em um processo de corte plasma, onde é possível seguir fielmente as medidas definida no projeto 3D agilizando a montagem e mantendo a confiabilidade para peças de reposição, como a furação para fixação dos revestimentos.

Devido ao processo especial de montagem da carcaça, é possível garantir as tolerâncias dimensionais de alinhamento exigidas pelos rolamentos, engrenagens e eixos, garantido uma montagem final perfeita sem retrabalhos.

Eixos e Pás

Eixos-misturadorEstes equipamentos possuem 2 eixos principais que transmitem rotação as pás e fazem o deslocamento do material no cocho. Eles são projetados para suportar elevadas taxas de desgaste abrasivo originadas pela matéria prima e também alto torque exigido para movimentação da massa.

Geralmente são fabricados em ligas especiais como SAE8640 e SA1045, os mesmos possuem alta resistência mecânica, boa usinabilidade, alta tenacidade, elevada temperabilidade e elevada dureza, propriedades importantes que evitam o desgaste e a quebra prematura dessas peças.

Devido ao seu projeto, os eixos possuem uma geometria que possibilita regulagem rotacional das pás variando o movimento de avanço da mistura e protegendo as hastes de fixação das mesmas.

pá-misturadorAs pás de mistura são as peças que mais sofrem desgaste abrasivo nos misturadores. Para aumentar a vida útil a NATREB fornece as pás em diferentes materiais, como, ferro fundido nodular e ferro fundido G30, uma liga especial de alto cromo com adição de manganês e molibdênio, fornecido pela fundição MONFERRATO, empresa do grupo NATREB.

Devido ao formato de sua geometria as pás possuem ajustes individuais do ângulo de ataque do material, assegurando a mistura e homogeneização dos diferentes tipos de argila. Os parafusos hastes possuem formato otimizado para maior vida útil com encaixe cônico que se ajustam ao eixo e suavizam os esforços nesse local, possibilitando também uma rápida substituição das pás.

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 26 de abril de 2021
}

Tempo de Leitura

4 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
As vantagens de uma consultoria profissional em sua cerâmica

As vantagens de uma consultoria profissional em sua cerâmica

Você sabia que pode contar com as vantagens de uma consultoria profissional em sua cerâmica? Aumente a eficiência e a produtividade do seu negócio, com o apoio dos nossos especialistas. A Natreb conta com consultores altamente qualificados e com larga experiência de...

O equipamento ideal para indústria cerâmica poder economizar!

O equipamento ideal para indústria cerâmica poder economizar!

Você sabia que com o equipamento certo a sua cerâmica pode gerar economia na produção de tijolos, blocos, telhas e outros produtos cerâmicos? A produção de produtos cerâmicos é composta por diversas etapas, desde a extração da matéria prima ao produto final, dentre as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider