São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao processo. Na cerâmica faz correção ideal de umidade da massa para a extrusão.
Os misturadores de eixo duplo fornecidos pela NATREB podem ser alocados em diferentes processos, ou seja, na linha de preparação de massa que segue para estoque e sazonamento e na linha de produção. Além do setor cerâmico, esta máquina tem aplicação no tratamento de resíduos e na mineração.
Seu funcionamento baseia-se no amassamento da matéria prima devido à contra rotação dos eixos de pás, que forçam o material a passar de um lado ao outro e garantem o deslocamento contínuo dos materiais dentro da zona de mistura (cocho).
Geralmente os misturadores possuem um cocho longo para que o material leve um tempo considerável de processamento e garanta a mistura adequada.
Este fluxo contínuo da matéria prima no cocho só é possível devido aos dois eixos horizontais com quatro carreiras de lâminas (pás) cada um, acionados por caixa redutora com duas saídas. Em alguns modelos é possível alterar o ângulo de inclinação das pás com a finalidade de aumentar ou diminuir o tempo de mistura da massa, alterando-se desta forma a produção do equipamento de acordo com a necessidade.
Para atender esta necessidade a NATREB desenvolveu uma gama ideal de tamanhos e configurações especiais, possibilitando excelente flexibilidade e adaptação a diferentes aplicações, obtendo máximo desempenho com menor consumo de energia e menores custos de manutenção. São fabricadas para atender uma demanda entre 13 ton/h à 90 ton/h de matéria prima processada.
CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DO MISTURADOR
O grupo de Misturadores NATREB são projetados para operar com a máxima confiabilidade sob condições de trabalho mais exigentes, preservando a tradição de 46 anos de experiência em fabricação de máquinas para cerâmica. No entanto, evoluíram tecnologicamente para alcançar alto desempenho com menores custos de manutenção e consumo energético. Agora conheça um pouco mais sobre os componentes principais destas máquinas.
Carcaça (Chassi & Cocho)
As carcaças dos Misturadores NATREB são projetadas para proporcionar um excelente escoamento da matéria prima ao longo da zona de mistura.
A geometria do cocho segue o perfil de rotação do eixo maximizando a superfície de contato das pás com a mistura, assim evitando a formação de áreas cegas de material e evitando a aderências da matéria prima na lateral do cocho. Sendo fabricadas de chapas grossas em aço para melhorar soldabilidade, usinabilidade e ductilidade.
Todas as peças em chapas são cortadas em um processo de corte plasma, onde é possível seguir fielmente as medidas definida no projeto 3D agilizando a montagem e mantendo a confiabilidade para peças de reposição, como a furação para fixação dos revestimentos.
Devido ao processo especial de montagem da carcaça, é possível garantir as tolerâncias dimensionais de alinhamento exigidas pelos rolamentos, engrenagens e eixos, garantido uma montagem final perfeita sem retrabalhos.
Eixos e Pás
Estes equipamentos possuem 2 eixos principais que transmitem rotação as pás e fazem o deslocamento do material no cocho. Eles são projetados para suportar elevadas taxas de desgaste abrasivo originadas pela matéria prima e também alto torque exigido para movimentação da massa.
Geralmente são fabricados em ligas especiais como SAE8640 e SA1045, os mesmos possuem alta resistência mecânica, boa usinabilidade, alta tenacidade, elevada temperabilidade e elevada dureza, propriedades importantes que evitam o desgaste e a quebra prematura dessas peças.
Devido ao seu projeto, os eixos possuem uma geometria que possibilita regulagem rotacional das pás variando o movimento de avanço da mistura e protegendo as hastes de fixação das mesmas.
As pás de mistura são as peças que mais sofrem desgaste abrasivo nos misturadores. Para aumentar a vida útil a NATREB fornece as pás em diferentes materiais, como, ferro fundido nodular e ferro fundido G30, uma liga especial de alto cromo com adição de manganês e molibdênio, fornecido pela fundição MONFERRATO, empresa do grupo NATREB.
Devido ao formato de sua geometria as pás possuem ajustes individuais do ângulo de ataque do material, assegurando a mistura e homogeneização dos diferentes tipos de argila. Os parafusos hastes possuem formato otimizado para maior vida útil com encaixe cônico que se ajustam ao eixo e suavizam os esforços nesse local, possibilitando também uma rápida substituição das pás.
0 comentários