Você sabe quais são os cuidados que precisam ser observados no armazenamento de tijolos? Armazenar adequadamente os tijolos é fundamental para evitar prejuízos e preservar as características do produto.

Armazenamento de tijolos e os cuidados que devemos ter

Você sabe quais são os cuidados que precisam ser observados no armazenamento de tijolos? Armazenar adequadamente os tijolos é fundamental para evitar prejuízos e preservar as características do produto.

Neste conteúdo, a NATREB apresenta algumas dicas e orientações importantes que visam otimizar e padronizar o armazenamento de tijolos na sua cerâmica.

Dicas para o correto armazenamento de tijolos

O armazenamento de tijolos não possui muito mistério, mas algumas dicas práticas podem garantir a segurança de todos, evitando acidentes e prejuízos.

Neste tópico, apresentaremos dicas de empilhamento, espaçamento e também sobre o local de armazenamento dos tijolos cerâmicos.

Empilhamento: Para evitar acidentes e/ou desmoronamento das pilhas de tijolos, procure observar os seguintes limites:

  • Empilhamento Máximo – 1,50 metros ou 10 tijolos de altura;
  • Largura – 4 tijolos de largura;
  • Comprimento – Até 50 tijolos de comprimento.

Espaçamento: Em relação ao espaçamento entre as pilhas de tijolos, recomenda-se no mínimo 1 metro para cerâmicas que não trabalham com empilhadeiras.

Por sua vez, para indústrias que contam com empilhadeiras, o ideal é que o espaçamento seja maior, a fim de facilitar a locomoção e evitar acidentes.

Condições de Armazenamento: Quanto às condições de armazenamento, recomenda-se que as pilhas sejam posicionadas sobre piso firme e preferencialmente em local coberto, livre de umidade.

Paletização de tijolos cerâmicos

Quando o assunto é o armazenamento e a movimentação de pilhas de tijolos cerâmicos, muitas indústrias do setor estão apostando na paletização, como alternativa para otimizar processos.

Paletizar significa colocar os tijolos sobre paletes de madeira, seja manualmente ou de forma robotizada, permitindo a movimentação das pilhas, bem como a carga e descarga dos caminhões com o auxílio de empilhadeiras.

Além dos paletes, muitos fabricantes envolvem as pilhas de tijolo em filmes plásticos e fitas de amarração que contribuem para agregar valor ao produto e garantir maior segurança durante o transporte.

Conheça o Carregador/Descarregador NATREB

Ao falar na movimentação e no armazenamento de tijolos, você precisa conhecer o Carregador e Descarregador Automático NATREB.

Os carregadores automáticos têm a função de alimentar as vagonetas, estantes ou paletes através de uma esteira de transporte.

O processo inicia na mesa aceleradora que recebe o material do cortador e leva até a mesa agrupadora, que tem a função de montar os pacotes.

Já os descarregadores têm como função automatizar a descarga das vagonetas do secador. Trata-se de um conjunto de equipamentos que retira o material das prateleiras e o encaminha para o carregamento do vagão do forno.

Para saber mais sobre essa interessante solução em automação para cerâmicas, clique aqui e acesse um artigo completo sobre o equipamento.

A NATREB está sempre em busca de soluções e alternativas para otimizar processos na indústria cerâmica e contribuir para o desenvolvimento do setor ceramista.

Telefone: +55 48 3434-8700

E-mail: natreb@natreb.com.br

Qual o melhor equipamento para minha cerâmica?

Você também pode gostar de….
Empresa é sucesso na produção de máquinas para cerâmica

Empresa é sucesso na produção de máquinas para cerâmica

A Natreb, empresa especializada na produção de máquinas para a indústria cerâmica, tem comemorado o seu crescimento e a admiração que ao longo das décadas conquistou no mercado. Localizada no município de Morro da Fumaça, em Santa Catarina, a Natreb conta com um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider