Os caixões alimentadores são responsáveis por assegurar um fluxo contínuo de abastecimento das linhas de produção e preparação. Sua principal função é alimentar e dosar a matéria prima de maneira uniforme, garantindo produtividade e padronização de mistura.
Esta máquina recebe o carregamento de matéria prima em seus silos de armazenagem diretamente da pá carregadeira ou caminhão e alimenta de forma controlada a linha de máquinas do processo.
O material que passa pelo caixão alimentador é despejado no silo, escoa até o coxo e para sobre uma esteira de metal ou de borracha no fundo que o conduz para a boca de saída, onde possui uma comporta regulável que dosa a quantidade de saída dos materiais.
Devido a granulometria grosseira de algumas matérias primas no estado bruto, os caixões contam com um eixo picador para auxiliar nesta quebra primária.
Para atender diversas necessidades a NATREB desenvolveu uma gama de tamanhos e configurações especiais, possibilitando excelente flexibilidade e adaptação nas diversas aplicações industriais.
Os caixões alimentadores são divididos em duas famílias:
- A linha MN utiliza esteiras de aço que possibilitam serviços pesados para matérias primas particularmente grosseiras oriundas diretamente da pedreira e com um relativo teor de umidade. Suas principais aplicações são em linhas de preparação e produção de cerâmica vermelha.
- A linha BOR utiliza esteiras de borracha que permitem a dosagem de materiais secos e geralmente de baixa granulometria como argilas secas, pós cerâmicos, terras, resíduos e serragem. Assim tendo uma vasta aplicação em linhas de produção como cerâmica de revestimentos, telhas, tijolos, plantas para processamento de papel ou em minas de extração de minérios.
Projetado para atender as produções mais severas com máxima confiabilidade, o grupo de Caixões Alimentadores NATREB possuem alto fator de serviço, impactando diretamente em robustez das peças e reduzida manutenção.
É um equipamento versátil, de baixo consumo de energia e elevada produtividade. Possibilitam uma capacidade de armazenamento de até 50m³ e produções de até 60ton/h. Além dos modelos disponíveis em catálogo, é possível desenvolver o projeto em outros tamanhos para suprir a demanda de cada cliente.
CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DO CAIXÃO ALIMENTADOR LINHA “MN”
Sua estrutura é fabricada com chapas e vigas “U” reforçadas para assegurar os impactos de carregamento e também adaptação de silo (funil).
A esteira em aço possui corrente de arrasto com roldanas temperadas e telhas fabricadas em aço que garantem um alinhamento ao longo do tempo, evitando folgas e fugas dos materiais que estão sendo transportados. Nos modelos mais largos a esteira possui roldanas intermediárias (terceira carreira) para minimizar o efeito de flexão das telhas.
As correntes possuem lubrificação constante para garantir a vida útil e aumentar a durabilidade da mesma.
Agora conheça um pouco mais sobre os componentes principais dos Caixões Alimentadores da linha MN NATREB:
CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DO CAIXÃO ALIMENTADOR LINHA “BOR”
Devido a aplicação da esteira de borracha, sua carcaça foi projetada para possibilitar uma fácil desmontagem que permite a rápida substituição da lona, dispensando o serviço de emenda no local.
Sua estrutura é fabricada com chapas e vigas “U” reforçadas para assegurar os impactos de carregamento e também adaptação de silo (funil). A esteira de borracha é apoiada sobre duas carreiras de roletes que permitem uma maior sustentação e possibilita grandes capacidades de carga.
Devido ao formato de montagem dos rolos, por estruturas de grades, facilita as manutenções futuras e reposição dos mesmos. Com tambor de tração emborrachado assegurando a tração da correia sem risco de perda de tração por deslize, interferindo também no excelente dimensionamento da lona onde é necessária uma certa flexibilidade da esteira para garantir o descolamento do material sem fugas com frestas mecânicas.
Agora conheça um pouco mais sobre os componentes principais dos Caixões Alimentadores da linha BOR NATREB:
0 comentários