Como estruturar uma cerâmica em tempos de crise

Em tempos de crise econômica e dificuldades financeiras, algumas empresas conseguem se manter ativas no mercado. No entanto, infelizmente outras acabam sendo extintas. Em nosso contexto, a pergunta que fica é a seguinte: Como estruturar uma cerâmica em tempos de crise?

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas para que a sua cerâmica obtenha capacidade de resistência para suportar as oscilações do mercado.

 

Invista no gerenciamento da cerâmica

Para se solidificar no mercado, é fundamental, que os proprietários e líderes das cerâmicas invistam em seu gerenciamento.

Assim, como é importante conhecer do processo produtivo e de técnicas de vendas e negociação com clientes, é de suma importância que os gestores da cerâmica, conheçam detalhadamente outros aspectos da empresa, como gestão de recursos humanos e gestão financeira, por exemplo.

Neste quesito, uma dica muito interessante é o investimento em um sistema de gestão próprio para cerâmicas, capaz de auxiliar na tomada de decisões, apresentando gráficos e relatórios que demonstrem a saúde da empresa e os seus maiores potenciais e pontos de melhoria.

 

Reduza custos não essenciais

Conhecendo cada detalhe dos negócios, é possível analisar de forma criteriosa e assertiva, todos os custos que giram em torno da cerâmica.

É muito comum, em qualquer empresa, que existam alguns custos não essenciais e que podem ser cortados em momentos de queda nas vendas e na produção.

Os custos não essenciais, costumam ser facilmente identificados com o apoio de relatórios específicos sobre a gestão financeira da empresa, conforme comentamos no tópico anterior.

 

Construa uma reserva de emergências

Este é um dos maiores segredos das grandes empresas para suportar com maior tranquilidade momentos conturbados da economia.

A reserva de emergências, funciona como uma espécie de colchão, capaz de amortecer o impacto causado por oscilações de mercado, que em geral costumam causar queda abrupta das receitas.

Segundo economistas, esta reserva deve dispor de recursos para suportar todas as despesas essenciais de uma empresa, no nosso caso, de uma cerâmica, pelo período mínimo de 6 meses.

Para montar esse fundo emergencial, que diga-se de passagem, só deve ser utilizado em momentos de dificuldade, é preciso estabelecer, uma margem de lucro a ser disponibilizada mensalmente para esta finalidade, até que se alcance o valor determinado pela empresa.

Esse mecanismo oferecerá segurança para que a empresa atravesse momentos conturbados, com maior estabilidade.

 

Aproveite a queda na produção e coloque parte dos funcionários em férias

Nos momentos de queda na produção, boa parte dos empresários logo pensa em reduzir a folha salarial da empresa, tendo em vista que este é um dos principais custos de qualquer negócio. Entretanto, esta prática acaba em alguns casos prejudicando mais do que ajudando, tendo em vista os valores pagos a título de rescisão.

Uma boa estratégia neste caso, é aproveitar o período de menor produtividade, para conceder férias aos funcionários, assim, quando a cerâmica estiver atuando a todo vapor, toda a sua força de trabalho estará disponível e os elevados custos da rescisão dos contratos de trabalho serão evitados.

Adotando boas técnicas e práticas para o planejamento e enfrentamento de períodos de crise, você contribui para que a sua cerâmica sobreviva em tempos difíceis, tornando-se uma empresa cada vez mais forte e resiliente no mercado.

 

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 3 de abril de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider