De acordo com dados divulgados pelo Observatório de Segurança do Trabalho, o Brasil é um dos países que mais registra acidentes envolvendo trabalhadores no exercício das suas funções no mundo.
Segundo o Observatório, são registrados anualmente, uma média de 700 mil casos de acidentes de trabalho no Brasil ou um acidente a cada 49 segundos.
Os números impressionam e evidenciam uma triste realidade que precisa ser combatida pelos órgãos governamentais, pelas empresas e por toda a sociedade.
É preciso colocar em prática medidas de proteção e segurança do trabalho, capazes de resguardar a integridade física dos trabalhadores, reduzir o número de acidentes de trabalho e os custos envolvidos com tratamentos médicos e afastamentos.
A fim de contribuir para a redução do número de acidentes de trabalho no país, a NATREB lista neste conteúdo, boas práticas de segurança para a indústria cerâmica. Não deixe de conferir!
1.Forneça equipamentos de proteção individual
A utilização de Equipamentos de Proteção Individual é uma das melhores alternativas para reduzir os riscos e o número de acidentes de trabalho.
De acordo com a NR6, considera-se como Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Ainda de acordo com a referida norma, as empresas são obrigadas a fornecer aos empregados, gratuitamente, Equipamentos de Proteção Individual adequados ao risco das suas atividades, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
2.Proteções fixas nas partes móveis dos equipamentos
Pensando em boas práticas de segurança do trabalho para a indústria ceramista, não podemos deixar de lado a importância da adequada sinalização das partes móveis de máquinas e equipamentos.
Para a segurança dos trabalhadores e a prevenção contra acidentes, é muito importante, proteções fixas, pintadas na cor laranja, em toda a extensão das partes móveis de máquinas e equipamentos até a altura de dois metros.
A instalação de proteções fixas em máquinas e equipamentos evita contatos acidentais e por sinal, é uma medida já adotada e disponibilizada de fábrica nos equipamentos NATREB.
3.Tenha cuidado especial com os veículos da sua cerâmica
Ao abordar boas práticas de segurança para a indústria ceramista, não poderíamos deixar de lado as operações que envolvem veículos automotores.
Logo na sequência, listamos três dicas de segurança relacionadas ao trânsito de veículos e movimentação de cargas:
- Mantenha em dia a manutenção de veículos como empilhadeiras, escavadeiras e caminhões, principalmente em relação a itens de segurança como freios e pneus;
- Não permita o transporte de carga superior ao limite de cada veículo;
- Delimite e sinalize o local de trânsito e manobra dos veículos automotores, proibindo a presença de trabalhadores em seu raio de ação.
Implemente na sua cerâmica, todos os cuidados necessários para a garantia das melhores práticas relacionadas à prevenção de acidentes do trabalho.
Evite acidentes e contribua não somente para a segurança dos seus funcionários, como também para o reconhecimento e desenvolvimento da sua cerâmica.
Para mais dicas e novidades relacionadas ao dia a dia do universo ceramista, continue acompanhando o Blog da NATREB.
0 comentários