modelo-5s-para-ceramicas

Como implementar melhorias na sua cerâmica por meio do modelo 5S

Você conhece a metodologia 5S? Nesse artigo, queremos falar um pouco sobre gestão para cerâmicas, por isso, vamos abordar o conceito 5S.

Esse importante conceito relacionado à gestão empresarial pode contribuir significativamente para a organização, estruturação e desenvolvimento de uma cerâmica. Vamos conferir?

O que é a metodologia 5S?

A metodologia 5S é um programa de gestão da qualidade que tem como principal objetivo fazer com que as empresas alcancem um estágio de melhoria contínua, organização e qualidade total nos seus processos. Sua idealização, foi obra do engenheiro japonês de controle de qualidade Kaoru Ishikawa.

Curiosamente, o 5S recebe esse nome por ser fundamentado em 5 palavras de origem japonesa, também conhecidas como “senso”, que começam com a letra “S”, são elas:

  • Seiri – Senso de utilização
  • Seiton – Senso de organização
  • Seiso – Senso de limpeza
  • Seiketsu – Senso de padronização
  • Shitsuke – Senso de disciplina

Com base nos 5 sensos da metodologia 5S é possível tornar uma cerâmica mais produtiva, maximizar a qualidade dos produtos e ao mesmo tempo reduzir custos. Acredita que isso seja possível?

Acompanhe logo abaixo, o conceito de cada um dos sensos do 5S e descubra como eles podem ser aplicados a uma cerâmica.

Senso de Utilização

O senso de utilização tem por objetivo classificar objetos, máquinas, equipamentos e ferramentas segundo a sua necessidade de utilização, visando o descarte de tudo aquilo que não é mais necessário para a operação da empresa e dos seus negócios.

O engenheiro Kaoru Ishikawa, afirmava que itens não utilizados acabam ocupando espaços que poderiam ser melhor aproveitados, causando certa desorganização no ambiente de trabalho, redução da produtividade e em alguns casos provocando até mesmo acidentes.

Sendo assim, com base no 5S é muito importante que o ceramista faça um checklist de verificação para o descarte ou comercialização de itens que ainda ocupam espaço dentro da cerâmica, mas que já não possuem qualquer utilidade em seus processos.

Senso de Organização

O senso de organização orienta que cada objeto, ferramenta ou máquina precisam estar em um local previamente estudado e determinado com o objetivo de aproveitar o espaço da melhor maneira possível, organizar o ambiente de trabalho e maximizar a produção.

Em uma cerâmica, por exemplo, é possível melhorar o senso de organização, por meio dos layouts NATREB, um serviço prestado por nossos especialistas com o objetivo de dispor cada equipamento em sua melhor localização, reduzindo os deslocamentos e maximizando a produção.

Para saber mais sobre os layouts NATREB, clique aqui e entre em contato conosco.

Senso de Limpeza

Por sua vez, o senso de limpeza, nos orienta a manter os locais de trabalho e os equipamentos sempre limpos, deixando o ambiente mais agradável para todos.

Em relação ao senso de limpeza aplicável a cerâmicas, vale destacar o quanto o cuidado não somente com a limpeza, mas também com a manutenção das máquinas e equipamentos pode ser útil para reduzir a ocorrência de falhas, paradas inesperadas e a substituição de peças.

Senso de Padronização

O senso de padronização é aquele que aconselha as empresas a desenvolverem e seguirem padrões eficientes em todas as suas rotinas.

Em uma cerâmica, por exemplo, utilizamos o senso da padronização, quando nos preocupamos em produzir tijolos e telhas que respeitem os parâmetros e determinações das normas técnicas do setor.

Senso de Disciplina

Por fim, temos o senso de disciplina que é aquele que visa garantir que todas as melhorias implantadas com a ajuda dos sensos anteriores serão continuamente respeitadas e colocadas em prática.

De acordo com o senso de disciplina, todos os conceitos de utilização, organização, limpeza e padronização devem passar a fazer parte da cultura das empresas e dos seus funcionários para garantia definitiva de todos os processos.

Invista na organização e otimização dos processos da sua empresa com base na metodologia 5S e também em outros conceitos de gestão.

Faça com que a sua cerâmica produza com alta eficiência, e sempre que precisar, você já sabe, conte com a NATREB!

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quinta-feira, 8 de outubro de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Como maximizar a produção de uma cerâmica? Quais são os passos principais para produzir mais, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir a qualidade do produto final? Nesse conteúdo a NATREB apresenta 3 passos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da...

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha é um dos materiais construtivos mais antigos utilizados pela humanidade. De acordo com historiadores, os primeiros vestígios relativos à produção de itens cerâmicos remontam ao período da pré-história. Por sua vez, arqueólogos afirmam que os...

Misturador NATREB     

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider