modelo-5s-para-ceramicas

Como implementar melhorias na sua cerâmica por meio do modelo 5S

Você conhece a metodologia 5S? Nesse artigo, queremos falar um pouco sobre gestão para cerâmicas, por isso, vamos abordar o conceito 5S.

Esse importante conceito relacionado à gestão empresarial pode contribuir significativamente para a organização, estruturação e desenvolvimento de uma cerâmica. Vamos conferir?

O que é a metodologia 5S?

A metodologia 5S é um programa de gestão da qualidade que tem como principal objetivo fazer com que as empresas alcancem um estágio de melhoria contínua, organização e qualidade total nos seus processos. Sua idealização, foi obra do engenheiro japonês de controle de qualidade Kaoru Ishikawa.

Curiosamente, o 5S recebe esse nome por ser fundamentado em 5 palavras de origem japonesa, também conhecidas como “senso”, que começam com a letra “S”, são elas:

  • Seiri – Senso de utilização
  • Seiton – Senso de organização
  • Seiso – Senso de limpeza
  • Seiketsu – Senso de padronização
  • Shitsuke – Senso de disciplina

Com base nos 5 sensos da metodologia 5S é possível tornar uma cerâmica mais produtiva, maximizar a qualidade dos produtos e ao mesmo tempo reduzir custos. Acredita que isso seja possível?

Acompanhe logo abaixo, o conceito de cada um dos sensos do 5S e descubra como eles podem ser aplicados a uma cerâmica.

Senso de Utilização

O senso de utilização tem por objetivo classificar objetos, máquinas, equipamentos e ferramentas segundo a sua necessidade de utilização, visando o descarte de tudo aquilo que não é mais necessário para a operação da empresa e dos seus negócios.

O engenheiro Kaoru Ishikawa, afirmava que itens não utilizados acabam ocupando espaços que poderiam ser melhor aproveitados, causando certa desorganização no ambiente de trabalho, redução da produtividade e em alguns casos provocando até mesmo acidentes.

Sendo assim, com base no 5S é muito importante que o ceramista faça um checklist de verificação para o descarte ou comercialização de itens que ainda ocupam espaço dentro da cerâmica, mas que já não possuem qualquer utilidade em seus processos.

Senso de Organização

O senso de organização orienta que cada objeto, ferramenta ou máquina precisam estar em um local previamente estudado e determinado com o objetivo de aproveitar o espaço da melhor maneira possível, organizar o ambiente de trabalho e maximizar a produção.

Em uma cerâmica, por exemplo, é possível melhorar o senso de organização, por meio dos layouts NATREB, um serviço prestado por nossos especialistas com o objetivo de dispor cada equipamento em sua melhor localização, reduzindo os deslocamentos e maximizando a produção.

Para saber mais sobre os layouts NATREB, clique aqui e entre em contato conosco.

Senso de Limpeza

Por sua vez, o senso de limpeza, nos orienta a manter os locais de trabalho e os equipamentos sempre limpos, deixando o ambiente mais agradável para todos.

Em relação ao senso de limpeza aplicável a cerâmicas, vale destacar o quanto o cuidado não somente com a limpeza, mas também com a manutenção das máquinas e equipamentos pode ser útil para reduzir a ocorrência de falhas, paradas inesperadas e a substituição de peças.

Senso de Padronização

O senso de padronização é aquele que aconselha as empresas a desenvolverem e seguirem padrões eficientes em todas as suas rotinas.

Em uma cerâmica, por exemplo, utilizamos o senso da padronização, quando nos preocupamos em produzir tijolos e telhas que respeitem os parâmetros e determinações das normas técnicas do setor.

Senso de Disciplina

Por fim, temos o senso de disciplina que é aquele que visa garantir que todas as melhorias implantadas com a ajuda dos sensos anteriores serão continuamente respeitadas e colocadas em prática.

De acordo com o senso de disciplina, todos os conceitos de utilização, organização, limpeza e padronização devem passar a fazer parte da cultura das empresas e dos seus funcionários para garantia definitiva de todos os processos.

Invista na organização e otimização dos processos da sua empresa com base na metodologia 5S e também em outros conceitos de gestão.

Faça com que a sua cerâmica produza com alta eficiência, e sempre que precisar, você já sabe, conte com a NATREB!

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quinta-feira, 8 de outubro de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Como aumentar a eficiência do processo de queima de tijolos?

Como aumentar a eficiência do processo de queima de tijolos?

O uso de processos adequados para a queima de tijolos cerâmicos é sem dúvidas um dos diferenciais mais importantes das cerâmicas que ocupam posição de destaque no mercado, seja em razão da qualidade dos seus produtos ou em virtude da sua alta capacidade de produção....

Veja como atrair mais clientes para a sua cerâmica

Veja como atrair mais clientes para a sua cerâmica

Existem diversas estratégias já conhecidas do mercado para captar e atrair clientes. No segmento ceramista, quando bem aplicadas essas estratégias podem potencializar os resultados das vendas. Como forma de deixar a nossa contribuição para você ceramista que está em...

Como evitar acidentes em uma cerâmica

Como evitar acidentes em uma cerâmica

De acordo com dados divulgados pelo Observatório de Segurança do Trabalho, o Brasil é um dos países que mais registra acidentes envolvendo trabalhadores no exercício das suas funções no mundo. Segundo o Observatório, são registrados anualmente, uma média de 700 mil...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider