Você conhece a metodologia 5S? Nesse artigo, queremos falar um pouco sobre gestão para cerâmicas, por isso, vamos abordar o conceito 5S.
Esse importante conceito relacionado à gestão empresarial pode contribuir significativamente para a organização, estruturação e desenvolvimento de uma cerâmica. Vamos conferir?
O que é a metodologia 5S?
A metodologia 5S é um programa de gestão da qualidade que tem como principal objetivo fazer com que as empresas alcancem um estágio de melhoria contínua, organização e qualidade total nos seus processos. Sua idealização, foi obra do engenheiro japonês de controle de qualidade Kaoru Ishikawa.
Curiosamente, o 5S recebe esse nome por ser fundamentado em 5 palavras de origem japonesa, também conhecidas como “senso”, que começam com a letra “S”, são elas:
- Seiri – Senso de utilização
- Seiton – Senso de organização
- Seiso – Senso de limpeza
- Seiketsu – Senso de padronização
- Shitsuke – Senso de disciplina
Com base nos 5 sensos da metodologia 5S é possível tornar uma cerâmica mais produtiva, maximizar a qualidade dos produtos e ao mesmo tempo reduzir custos. Acredita que isso seja possível?
Acompanhe logo abaixo, o conceito de cada um dos sensos do 5S e descubra como eles podem ser aplicados a uma cerâmica.
Senso de Utilização
O senso de utilização tem por objetivo classificar objetos, máquinas, equipamentos e ferramentas segundo a sua necessidade de utilização, visando o descarte de tudo aquilo que não é mais necessário para a operação da empresa e dos seus negócios.
O engenheiro Kaoru Ishikawa, afirmava que itens não utilizados acabam ocupando espaços que poderiam ser melhor aproveitados, causando certa desorganização no ambiente de trabalho, redução da produtividade e em alguns casos provocando até mesmo acidentes.
Sendo assim, com base no 5S é muito importante que o ceramista faça um checklist de verificação para o descarte ou comercialização de itens que ainda ocupam espaço dentro da cerâmica, mas que já não possuem qualquer utilidade em seus processos.
Senso de Organização
O senso de organização orienta que cada objeto, ferramenta ou máquina precisam estar em um local previamente estudado e determinado com o objetivo de aproveitar o espaço da melhor maneira possível, organizar o ambiente de trabalho e maximizar a produção.
Em uma cerâmica, por exemplo, é possível melhorar o senso de organização, por meio dos layouts NATREB, um serviço prestado por nossos especialistas com o objetivo de dispor cada equipamento em sua melhor localização, reduzindo os deslocamentos e maximizando a produção.
Para saber mais sobre os layouts NATREB, clique aqui e entre em contato conosco.
Senso de Limpeza
Por sua vez, o senso de limpeza, nos orienta a manter os locais de trabalho e os equipamentos sempre limpos, deixando o ambiente mais agradável para todos.
Em relação ao senso de limpeza aplicável a cerâmicas, vale destacar o quanto o cuidado não somente com a limpeza, mas também com a manutenção das máquinas e equipamentos pode ser útil para reduzir a ocorrência de falhas, paradas inesperadas e a substituição de peças.
Senso de Padronização
O senso de padronização é aquele que aconselha as empresas a desenvolverem e seguirem padrões eficientes em todas as suas rotinas.
Em uma cerâmica, por exemplo, utilizamos o senso da padronização, quando nos preocupamos em produzir tijolos e telhas que respeitem os parâmetros e determinações das normas técnicas do setor.
Senso de Disciplina
Por fim, temos o senso de disciplina que é aquele que visa garantir que todas as melhorias implantadas com a ajuda dos sensos anteriores serão continuamente respeitadas e colocadas em prática.
De acordo com o senso de disciplina, todos os conceitos de utilização, organização, limpeza e padronização devem passar a fazer parte da cultura das empresas e dos seus funcionários para garantia definitiva de todos os processos.
Invista na organização e otimização dos processos da sua empresa com base na metodologia 5S e também em outros conceitos de gestão.
Faça com que a sua cerâmica produza com alta eficiência, e sempre que precisar, você já sabe, conte com a NATREB!
0 comentários