Confira como evitar os acidentes com polias

Confira como evitar os acidentes com polias

Garantir a segurança dos colaboradores e evitar acidentes é um desejo de todos, no entanto, para que isso seja possível, o respeito às normas de segurança é primordial.

Sabendo disso, a Natreb adota diversas medidas de segurança em seus equipamentos, como por exemplo, o uso de telas de metal com furos de 12mm como barreira de proteção para evitar acidentes com polias.

Vale destacar, que a NR-12, norma que trata da segurança do trabalho em máquinas e equipamentos determina que todas as partes em movimento de um equipamento devem estar protegidos e ou inacessíveis.

É muito importante que o ceramista mantenha estas proteções instaladas, pois a prevenção é a forma mais eficiente e econômica de combater acidentes.

Confira nesse conteúdo, outras dicas que podem ajudar a evitar acidentes na sua cerâmica.

1.Forneça e fiscalize o uso de equipamentos de proteção individual – EPI

O fornecimento e a fiscalização quanto ao uso correto de equipamentos de proteção individual é uma das melhores alternativas para reduzir riscos e consequentemente a ocorrência de acidentes do trabalho.

O uso de EPIs está previsto na NR-6, norma que determina que todas as empresas devem fornecer gratuitamente aos seus funcionários equipamentos de segurança em perfeitas condições de uso para proteção contra acidentes.

Dentre esses equipamentos, podemos citar:

  • Luvas;
  • Botas;
  • Óculos de Proteção;
  • Capacetes;
  • Protetores Auriculares e Abafadores.

É importante destacar, que cabe ao empregador fiscalizar e exigir que seus funcionários utilizem adequadamente os equipamentos fornecidos, ficando a desobediência sujeita a sanções disciplinares.

2.Ofereça treinamento e capacitação

Uma das alternativas para evitar e reduzir o número de acidentes consiste na oferta de treinamentos periódicos relacionados à prevenção de acidentes.

Quando devidamente treinados e capacitados os colaboradores passam a conhecer todas as medidas necessárias para resguardar a sua saúde e garantir a sua segurança e também a de todos ao seu redor.

3.Ofereça orientação quanto a movimentação de cargas

A movimentação de cargas faz parte do dia a dia das cerâmicas e também merece certa atenção quando o assunto é segurança.

A norma que trata da segurança do trabalho na movimentação de cargas é a NR 11, que dentre outros pontos destaca:

  • Todo equipamento relacionado ao transporte de cargas deve indicar em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
  • Os equipamentos de transportes motorizados, como por exemplo, as empilhadeiras deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).
  • A disposição das cargas não deve dificultar o trânsito, a iluminação, e o acesso às saídas de emergência.
  • Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados.
  • Dentre outras determinações.

Cuidar da segurança do trabalho é um dever de todos, sabendo disso a Natreb possui rigorosa atenção e respeito às normas vigentes, com o objetivo de garantir a segurança dos nossos colaboradores e também a segurança oferecida por nossas máquinas e equipamentos.

Garanta você também a segurança dos seus colaboradores, observe e faça cumprir dentro da sua cerâmica o respeito às normas de segurança do trabalho.

Lembre-se: Segurança é um dever de todos!

Você também pode gostar de….
Maromba e Monobloco à vácuo, saiba quais suas diferenças!

Maromba e Monobloco à vácuo, saiba quais suas diferenças!

Você conhece as diferenças entre a Maromba e a Monobloco à Vácuo? O assunto costuma gerar uma série de dúvidas entre os ceramistas e, portanto, pode ser também a sua dúvida. Sabendo disso, a NATREB detalha neste conteúdo os princípios de funcionamento de cada...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider