Garantir a segurança dos colaboradores e evitar acidentes é um desejo de todos, no entanto, para que isso seja possível, o respeito às normas de segurança é primordial.
Sabendo disso, a Natreb adota diversas medidas de segurança em seus equipamentos, como por exemplo, o uso de telas de metal com furos de 12mm como barreira de proteção para evitar acidentes com polias.
Vale destacar, que a NR-12, norma que trata da segurança do trabalho em máquinas e equipamentos determina que todas as partes em movimento de um equipamento devem estar protegidos e ou inacessíveis.
É muito importante que o ceramista mantenha estas proteções instaladas, pois a prevenção é a forma mais eficiente e econômica de combater acidentes.
Confira nesse conteúdo, outras dicas que podem ajudar a evitar acidentes na sua cerâmica.
1.Forneça e fiscalize o uso de equipamentos de proteção individual – EPI
O fornecimento e a fiscalização quanto ao uso correto de equipamentos de proteção individual é uma das melhores alternativas para reduzir riscos e consequentemente a ocorrência de acidentes do trabalho.
O uso de EPIs está previsto na NR-6, norma que determina que todas as empresas devem fornecer gratuitamente aos seus funcionários equipamentos de segurança em perfeitas condições de uso para proteção contra acidentes.
Dentre esses equipamentos, podemos citar:
- Luvas;
- Botas;
- Óculos de Proteção;
- Capacetes;
- Protetores Auriculares e Abafadores.
É importante destacar, que cabe ao empregador fiscalizar e exigir que seus funcionários utilizem adequadamente os equipamentos fornecidos, ficando a desobediência sujeita a sanções disciplinares.
2.Ofereça treinamento e capacitação
Uma das alternativas para evitar e reduzir o número de acidentes consiste na oferta de treinamentos periódicos relacionados à prevenção de acidentes.
Quando devidamente treinados e capacitados os colaboradores passam a conhecer todas as medidas necessárias para resguardar a sua saúde e garantir a sua segurança e também a de todos ao seu redor.
3.Ofereça orientação quanto a movimentação de cargas
A movimentação de cargas faz parte do dia a dia das cerâmicas e também merece certa atenção quando o assunto é segurança.
A norma que trata da segurança do trabalho na movimentação de cargas é a NR 11, que dentre outros pontos destaca:
- Todo equipamento relacionado ao transporte de cargas deve indicar em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
- Os equipamentos de transportes motorizados, como por exemplo, as empilhadeiras deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).
- A disposição das cargas não deve dificultar o trânsito, a iluminação, e o acesso às saídas de emergência.
- Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados.
- Dentre outras determinações.
Cuidar da segurança do trabalho é um dever de todos, sabendo disso a Natreb possui rigorosa atenção e respeito às normas vigentes, com o objetivo de garantir a segurança dos nossos colaboradores e também a segurança oferecida por nossas máquinas e equipamentos.
Garanta você também a segurança dos seus colaboradores, observe e faça cumprir dentro da sua cerâmica o respeito às normas de segurança do trabalho.
Lembre-se: Segurança é um dever de todos!
Pedi um orçamento sobre o novo equipamento que vcs lançaram que não precisa de chaminés nem fornos caipiras para fabricar e queimar tijolos, que consiste numa conjunção de maromba é uma plataforma que após alguns estágios o tijolo já sai queimado dispensando evitando muitos trabalhadores.