Definir metas de negócios é uma prática muito recomendada, pois ajuda as empresas a conduzirem os seus negócios na direção certa.
Estamos começando o ano, e, portanto, se a sua cerâmica ainda não tem metas definidas, saiba que esse pode ser o momento ideal para planejá-las.
Metas de negócios claras influenciam na motivação dos indivíduos e colaboram para aumentar o seu desempenho. Quer você trabalhe em uma pequena empresa, ou em uma grande empresa, é mais provável que tenha sucesso com objetivos de negócios sólidos.
Como definir metas para uma cerâmica?
As metas funcionam como um objetivo que uma empresa ou indivíduo pretende atingir em determinado espaço de tempo, podendo ser divididas em metas de curto e longo prazo.
Metas de curto prazo
Como o próprio nome sugere, as metas de curto prazo costumam estar vinculadas a um período de tempo reduzido, geralmente menor ou igual a um ano.
As metas de curto prazo são frequentemente usadas como prévias para as metas maiores. É uma estratégia comum no meio empresarial definir várias metas de curto prazo para tornar as metas de longo prazo realizáveis.
Exemplos de metas de curto prazo
- Aumentar o faturamento anual em 10%;
- Reduzir em 30% as falhas em máquinas e equipamentos;
- Aumentar em 20% a satisfação dos funcionários.
A análise destes dados deve ser feita através de apontamentos de indicadores, pré-definidos também junto com as metas.
Metas de longo prazo
As Metas de longo prazo são aquelas que representam passos maiores e que para serem alcançadas exigem um maior espaço de tempo, como 3, 5, 7, 10 anos, por exemplo.
Pense em onde você deseja que sua cerâmica esteja daqui a 5 ou 10 anos. Quantas filiais pretende abrir no período? Qual é a sua expectativa de expansão da produção no período?
Quando pensamos no longo prazo, as metas servem como uma bússola para que a empresa siga na direção certa.
As metas de longo prazo podem não lhe dizer como chegar lá exatamente, mas indicam a direção certa, enquanto, as metas de curto prazo são como um GPS que fornecem instruções passo a passo sobre como chegar onde você deseja.
Exemplos de metas de longo prazo
- Atender clientes em todo território nacional;
- Aumentar em 10 vezes o faturamento da cerâmica;
- Triplicar a capacidade produtiva.
Como definir metas de negócios para sua cerâmica
Agora que você sabe como as metas de negócios são importantes, separamos algumas dicas que podem ajudar no seu planejamento de metas para os próximos anos.
Use uma estrutura para definir metas: Se você está prestes a definir sua primeira meta de negócios, pode ser um desafio descobrir por onde começar. Você quer ter certeza de que seu objetivo é alcançável, mas não tão fácil de alcançar a ponto de não ser um desafio.
Estruturas de definição de metas, como metas SMART são uma boa maneira de estabelecer seu primeiro conjunto de metas de negócios.
Comece com o quadro geral: Quando você está estabelecendo seus objetivos, escolher números e táticas pode parecer difícil. Para evitar isso, comece com o quadro geral. Concentre-se em responder às perguntas:
- O que você quer que sua empresa represente?
- Por que sua empresa foi criada?
- Onde você quer estar daqui a 10 anos?
Depois de definir uma missão geral, divida-a em objetivos menores e mais viáveis. Quais etapas você pode seguir para chegar lá?
Acompanhe suas metas usando software: Não adianta definir metas se você colocar todas elas em um documento para ser aberto novamente no final do ano.
Utilize um software para monitorar regularmente o progresso das metas e tomar as medidas necessárias para alcançá-las.
Gostou do nosso artigo? Então, não perca mais tempo, comece hoje mesmo a definir as metas da sua cerâmica!
0 comentários