Descubra a composição e as principais propriedades da argila

Que a argila é o principal componente utilizado na fabricação de tijolos, telhas e outros produtos cerâmicos todo mundo sabe. Mas, você conhece a sua composição e principais propriedades?

Neste artigo, vamos falar a respeito das principais propriedades da argila e também a respeito da sua composição. Vale à pena conferir!

 

Conhecendo mais sobre a argila

Além de ser a matéria prima principal para a fabricação de tijolos cerâmicos, a argila parte de vários tipos diferentes de solos presentes na crosta terrestre, o que nos possibilita encontrá-la pura ou conjugada com outros minerais.

A argila destaca-se dos demais tipos de solo, sendo facilmente diferenciada, devido a sua constituição em partículas extremamente finas e argilominerais.

Argilominerais são os minerais que em geral são encontrados na composição das argilas, como os silicatos de alumínio, magnésio, ferro, cálcio, potássio, entre outros.

Outra característica interessante da argila, diz respeito a sua apresentação quando em contato com a água. Uma vez, que entra em contato com a água, a argila adquire certa plasticidade.

Vale destacar, que devido a quantidade de diferentes argilominerais presentes na argila, é muito comum que um depósito de argila possua características diferentes de outro.

O que torna muito importante a realização de ensaios que comprovem que determinado depósito de argila possui as características e propriedades ideais para a fabricação de produtos cerâmicos de forma otimizada e em respeito às normas.

 

Principais propriedades da argila

Vejamos agora algumas informações relevantes sobre as principais propriedades da argila:

Granulometria: Conforme comentado anteriormente, a argila é formada por partículas extremamente finas, em geral com diâmetro inferior a 2 mícron.

A granulometria é uma das características mais importantes da argila, interferindo diretamente em propriedades como a plasticidade, permeabilidade e resistência.

Plasticidade: A plasticidade é uma propriedade que verifica a resistência à deformação permanente da argila, quando em contato com a água e submetida a aplicação de uma força externa.

Todo material quando recebe a aplicação de uma força externa, oferece certa resistência sem, contudo, sofrer mudanças em sua estrutura, no entanto, quando a força aplicada faz com que o material não volte ao seu estado original, podemos dizer que o limite de plasticidade foi ultrapassado.

Superfície Específica: A argila é conhecida por sua elevada superfície específica.

A superfície específica de uma argila é definida pela área da superfície externa mais a área da superfície interna das partículas, por unidade de massa, que pode ser expressa em m²/g.

Viscosidade: A viscosidade é uma propriedade muito importante da argila na indústria cerâmica, tendo em vista a necessidade de moldagem por processos variados, como extrusão e prensagem.

A viscosidade nada mais é do que a resistência oferecida pela argila a condição de escoamento.

Além das características citadas neste artigo, diversas outras podem ser estudadas quando estamos tratando da argila. Sendo que, boa parte delas podem influenciar diretamente na produção e também na qualidade dos produtos cerâmicos.

Sendo assim, recomendamos aos nossos clientes, a realização de análises e ensaios laboratoriais que contribuam para a caracterização da argila utilizada nos seus processos produtivos.

Precisa realizar ensaios específicos em argila para a sua cerâmica?

Entre em contato com a Natreb e saiba mais sobre os nossos serviços de análise em argila.

Escrito por fernando

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 15 de maio de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider