DESINTEGRADOR NATREB

Equipamentos adequados para trituração de materiais secos até uma dureza de 3 mohs, sendo utilizados também para a eliminação de seixos e pedras muito duras presentes na matéria prima. Sua principal função é reduzir a granulometria e refinar a qualidade da massa para os processamentos subsequentes das demais máquinas, fazendo a pré-laminação da massa e auxiliando na absorção da água.

Dentro do segmento cerâmico os Desintegradores podem ser instalados após os caixões alimentadores nas linhas de preparação e produção para executar a trituração primária, indicados para trabalhar com argilas em estado natural, com baixa porcentagem de umidade e endurecida, formando torrões compactos e muito resistentes a ação homogeneizadora normal da argila. Além do setor cerâmico, esta máquina tem aplicação no segmento de mineração e reciclagem de resíduos.

A trituração é realizada pela ação de dois rolos (cilindros) paralelos que giram em direções opostas em diferentes velocidades, no qual o cilindro maior liso gira em velocidade inferior com função de manter uma alimentação constante de material e o cilindro menor, equipado com laminas (facas) parafusadas, gira com velocidade superior, fazendo a quebra dos torrões mais duros.

As forças de impacto, cisalhamento e compressão dos cilindros se combinam para atingir um efeito de trituração extremamente favorável

Os Desintegradores NATREB possuem uma grande versatilidade de configurações para fornecer excelente flexibilidade e adaptação para diferentes aplicações. São fabricados para atender uma produção entre 16 ton/h à 40 ton/h, sendo alimentados com pedaços máximos entre 200 a 250 mm de tamanho.

O tamanho médio do material processado varia entre 10 a 20 mm devido a passagem entre os rolos que possuem regulagens variando conforme o modelo da máquina. 

Conhecendo a estrutura básica do desintegrador

O grupo de Desintegradores NATREB são projetados para operar com a máxima confiabilidade sob condições de trabalho mais exigentes. Possuindo cabeceiras fundidas em material especial para absorver impactos e reduzir vibrações, cilindro liso em ferro fundido branco, bases dos motores elétricos acopladas na estrutura da máquina, fácil desmontagem e simples substituição das facas, calha coletora para eliminação de pedras e sistema de molas para evitar danos aos cilindros, eixos e rolamentos. Estas características nos garantem robustez adequada à aplicação, menores custos de manutenção e consumo energético, baixo custo operacional, versatilidade de aplicação e grande capacidade de produção.

Agora conheça um pouco mais sobre os componentes principais do Desintegrador NATREB: 

Cabeceiras

cabeceiras-desintegradorAs cabeceiras dos Desintegradores precisam suportar o alto impacto ocasionado pelos cilindros devido ao processo de trituração dos torrões e pedras.

Diante disso, a NATREB através de testes práticos e laboratoriais optou por fabricar suas cabeceiras em ferro fundido cinzento, devido aos excelentes resultados e suas características mecânicas, garantindo durabilidade, qualidade e rigidez estrutural. Essas peças fabricadas na fundição MONFERRATO (empresa do grupo NATREB), passam por testes ultrassônicos e de líquido penetrante para validação da qualidade final do produto.

Nos modelos maiores de Desintegradores, as cabeceiras são desenvolvidas para integrar os suportes das retificas manuais e automáticas, bem como o sistema de regulagem e amortecimento dos cilindros. Assim facilitando a desmontagem da máquina devido as manutenções preventivas e corretivas que o equipamento necessita.

Cilindros

cilindros-desintegradorA manutenção preventiva dos cilindros, é fundamental para manter os Desintegradores em seu perfeito estado de funcionamento. Devido à alta abrasão do processo, os cilindros lisos são fabricados com uma liga de alta resistência de ferro fundido branco com adição de cromo, onde confere dureza a 400HB uniforme em 100% da peça, assim possibilitando realizar o processo de retificação nos rolos desgastado sem perder as características iniciais dos cilindros.

Estes cilindros contam com um sistema de amortecimento por molas a fim de proteger a máquina de sobrecargas, ocasionado pela entrada de corpos estranhos, fazendo com que o cilindro se move para trás para ejetar objetos estranhos. 

Já os cilindros menores recambiáveis, são fabricados em SAE1045, devido ao processo de usinagem dos encaixes para as lâminas e réguas cônicas. Este cilindro menor gira a uma velocidade periférica de cerca de 3 vezes ao rolo liso, sendo dotado de lâminas que realizam o trabalho de trituração.

As lâminas são fabricadas em aço de alta resistência e substituíveis individualmente. Elas são montadas na superfície lisa para atingir os torrões, esmagando-os e projetando-os para dentro do funil de descarga. Sua substituição é rápida e de fácil acesso devido a sua fixação por meio de cunhas cônicas (régua). 

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 14 de junho de 2021
}

Tempo de Leitura

4 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Como aumentar as vendas na indústria cerâmica?

Como aumentar as vendas na indústria cerâmica?

Aumentar as vendas na indústria cerâmica é um dos grandes desafios enfrentados pelos empresários do setor e ao mesmo tempo, um objetivo de grande importância para o sucesso dos seus negócios. Toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação,...

Aumentando sua produção cerâmica com a manutenção ideal

Aumentando sua produção cerâmica com a manutenção ideal

Sua cerâmica pode ser mais produtiva e lucrativa com a implantação das melhores técnicas e rotinas de manutenção preventiva no maquinário do seu parque de produção. Não há como negar, manutenções em momentos adequados, evitam paradas não previstas e colaboram de forma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider