Obtendo a qualidade máxima do produto final em uma cerâmica

Quais os segredos para que uma cerâmica alcance o sucesso e seja conhecida no mercado pela qualidade dos seus produtos?

Esse conteúdo foi desenvolvido para você ceramista que procura dicas que possam contribuir para elevar o padrão produtivo e a qualidade dos tijolos, telhas e outros itens desenvolvidos na sua cerâmica. Não deixe de conferir o que a NATREB separou para você.

1.Respeito às normas técnicas

O respeito às normas técnicas que regulam o setor ceramista é essencial para obter a máxima qualidade do produto final em uma cerâmica.

Sendo assim, é muito importante que o ceramista conheça e esteja atento às especificações e recomendações das seguintes normas:

  • ABNT NBR 15270-1 :2005: Componentes cerâmicos – Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos;
  • ABNT NBR 15270-2:2005: Componentes cerâmicos – Parte 2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural – Terminologia e requisitos;
  • ABNT NBR 15270-3:2005: Componentes cerâmicos – Parte 3: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação – Métodos de ensaio.

As normas em questão, podem ser encontradas no catálogo de normas da ABNT.

2.Realização de ensaios em laboratório

Através dos ensaios laboratoriais, podemos confirmar se as especificações dos produtos cerâmicos estão em consonância com as normas técnicas que regulam o setor.

As análises e avaliações, possuem grande importância não só para verificação de conformidade da produção as normas técnicas, como também para a correta e otimizada regulagem de nossos equipamentos.

Na prática, a realização de análises e ensaios laboratoriais, contribuem para maior eficiência e economia na produção.

3.Investimento em máquinas e tecnologia

O investimento em máquinas e tecnologia também é um fator fundamental para obter a qualidade máxima do produto final em uma cerâmica.

Se você concorda com a afirmação acima e pretende investir em máquinas e tecnologias que permitam otimizar os resultados da sua cerâmica, conte com a NATREB.

Clique aqui e conheça a nossa linha completa de máquinas e equipamentos para a indústria ceramista.

4.Melhoria de processos por meio de consultoria especializada

Investir em uma consultoria especializada em cerâmica também pode fazer toda a diferença quando o assunto é a qualidade máxima do produto final em uma cerâmica.

Sabendo disso, a NATREB desenvolve um serviço exclusivo de consultoria em cerâmica, cujo objetivo é apresentar as mais novas ferramentas e práticas para solucionar problemas e aumentar o rendimento em todas as etapas do processo de fabricação.

5.Participação em programas de qualidade do setor

Por fim, destacamos a importância de participar de programas de qualidade do setor ceramista para obter a máxima qualidade do produto final em uma cerâmica.

Dentre os programas de qualidade mais importantes do setor, podemos destacar o Selo PSQ, desenvolvido pela Anicer.

Você já ouviu falar no selo PSQ?

Desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, o selo PSQ certifica as empresas do setor ceramista que seguem determinados parâmetros de qualidade na fabricação de seus produtos.

O Selo PSQ certifica a qualidade dos produtos das cerâmicas participantes aumentando a sua credibilidade junto ao mercado ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da imagem do setor ceramista.

Para obter o selo PSQ as cerâmicas precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Adequação dos processos de produção de blocos e telhas cerâmicas as orientações e parâmetros determinados pelas normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;
  • Contratação de um laboratório qualificado para a realização de ensaios que atestem a qualidade dos produtos e o cumprimento das normas de qualidade;
  • Assinar o termo de adesão ao programa setorial de qualidade de telhas PSQ-TC e ao programa setorial da qualidade de blocos cerâmicos – PSQ-BC;
  • Receber 3 relatórios atestando a conformidade dos produtos.

Cumpridos todos os requisitos a cerâmica ingressará na lista de empresas qualificadas.

Para mais dicas e novidades relacionadas ao segmento ceramista, continue acompanhando o blog da NATREB.

Você também pode gostar de….
Maromba e Monobloco à vácuo, saiba quais suas diferenças!

Maromba e Monobloco à vácuo, saiba quais suas diferenças!

Você conhece as diferenças entre a Maromba e a Monobloco à Vácuo? O assunto costuma gerar uma série de dúvidas entre os ceramistas e, portanto, pode ser também a sua dúvida. Sabendo disso, a NATREB detalha neste conteúdo os princípios de funcionamento de cada...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider