Como garantir a segurança dos funcionários em uma indústria cerâmica? A sua cerâmica adota todas as medidas necessárias para evitar a ocorrência de acidentes do trabalho?
Neste artigo, a NATREB preparou algumas dicas relacionadas a segurança do trabalho no setor ceramista, você não pode deixar de conferir!
Vestimenta de trabalho e equipamentos de proteção
Quanto a vestimenta e aos equipamentos de segurança, cabe ao empregador observar as recomendações e orientações das normas pertinentes e sobretudo da NR-6 que trata dos equipamentos de proteção individual.
Os equipamentos de proteção individual visam minimizar os riscos de acidente, oferecendo naturalmente maior segurança aos operadores de equipamentos e demais funcionários durante o desenvolvimento de suas atividades.
Para a determinação dos equipamentos de proteção individual (EPI) necessários em uma cerâmica, como luvas, capacete, protetores auriculares e botas, assim como dos equipamentos de proteção coletiva, como sinalizações e anteparos, é necessário consultar um técnico de segurança do trabalho habilitado.
O técnico de segurança é o profissional responsável por avaliar os riscos no ambiente de trabalho e determinar as medidas que precisam ser adotadas para eliminar ou minimizar estes riscos.
Recomendações gerais de segurança quanto às instalações da cerâmica
Para auxiliar você e a sua cerâmica na redução e eliminação de acidentes do trabalho, separamos algumas dicas relevantes quanto às instalações da cerâmica, veja:
- Manter quadros de distribuição trancados e circuitos identificados;
- Proteger as instalações elétricas e equipamentos contra impacto, intempéries e agentes corrosivos;
- Não permitir a instalação de adaptador e chave blindada como dispositivos de partida e parada de máquinas;
- Utilizar fusíveis, chaves e disjuntores compatíveis com o circuito elétrico e equipamentos ligados a ele;
- Aterrar estruturas e carcaças de equipamentos elétricos;
- Manter materiais armazenados em locais preestabelecidos, demarcados e cobertos, quando necessário, evitando-se o acondicionamento de inflamáveis;
- Manter desobstruídas as vias de circulação;
- Cuidar para que instalações sanitárias, vestiário, refeitório e o fornecimento de água potável estejam sempre em conformidade com as exigências da NR-24;
- Manter em dia a manutenção de veículos como empilhadeiras, escavadeiras e caminhões, principalmente em relação a itens de segurança como freios e pneus;
- Não permitir o transporte de carga superior ao limite de cada veículo;
- Delimitar e sinalizar o local de trânsito e manobra dos veículos automotores, proibindo a presença de trabalhadores em seu raio de ação;
- Instalar proteções fixas, pintadas na cor laranja, em toda a extensão das partes móveis das máquinas e equipamentos até a altura de dois metros, para evitar contatos acidentais. (Medida já adotada e disponibilizada de fábrica nos equipamentos NATREB).
Compromisso com a segurança NATREB
Seguindo todas as recomendações relacionadas a saúde e a segurança no trabalho, a cerâmica evita acidentes com a sua equipe de trabalho, afastamentos e multas.
Nós da NATREB estamos constantemente preocupados com o respeito às mais rigorosas normas de segurança. Sendo assim, todos os nossos equipamentos contam com sistemas de proteção que permitem a parada de emergência e também com anteparos para a proteção de partes móveis, como correias e engrenagens.
Sendo assim, cuide você também da segurança e saúde dos seus funcionários e da sua cerâmica, esteja sempre atento às recomendações e orientações das principais normas de segurança.
Que bien las medidas de seguridad para tener en cuenta en el proceso productivo Ok. Felicidades muito obrigado