segurança

Garantindo a segurança em uma indústria cerâmica

Como garantir a segurança dos funcionários em uma indústria cerâmica? A sua cerâmica adota todas as medidas necessárias para evitar a ocorrência de acidentes do trabalho?

 

Neste artigo, a NATREB preparou algumas dicas relacionadas a segurança do trabalho no setor ceramista, você não pode deixar de conferir!

Vestimenta de trabalho e equipamentos de proteção

Quanto a vestimenta e aos equipamentos de segurança, cabe ao empregador observar as recomendações e orientações das normas pertinentes e sobretudo da NR-6 que trata dos equipamentos de proteção individual.

 

Os equipamentos de proteção individual visam minimizar os riscos de acidente, oferecendo naturalmente maior segurança aos operadores de equipamentos e demais funcionários durante o desenvolvimento de suas atividades.

 

Para a determinação dos equipamentos de proteção individual (EPI) necessários em uma cerâmica, como luvas, capacete, protetores auriculares e botas, assim como dos equipamentos de proteção coletiva, como sinalizações e anteparos, é necessário consultar um técnico de segurança do trabalho habilitado.

 

O técnico de segurança é o profissional responsável por avaliar os riscos no ambiente de trabalho e determinar as medidas que precisam ser adotadas para eliminar ou minimizar estes riscos.

Recomendações gerais de segurança quanto às instalações da cerâmica

Para auxiliar você e a sua cerâmica na redução e eliminação de acidentes do trabalho, separamos algumas dicas relevantes quanto às instalações da cerâmica, veja:

 

  • Manter quadros de distribuição trancados e circuitos identificados;

 

  • Proteger as instalações elétricas e equipamentos contra impacto, intempéries e agentes corrosivos;

 

  • Não permitir a instalação de adaptador e chave blindada como dispositivos de partida e parada de máquinas;

 

  • Utilizar fusíveis, chaves e disjuntores compatíveis com o circuito elétrico e equipamentos ligados a ele;

 

  • Aterrar estruturas e carcaças de equipamentos elétricos;

 

  • Manter materiais armazenados em locais preestabelecidos, demarcados e cobertos, quando necessário, evitando-se o acondicionamento de inflamáveis;

 

  • Manter desobstruídas as vias de circulação;

 

  • Cuidar para que instalações sanitárias, vestiário, refeitório e o fornecimento de água potável estejam sempre em conformidade com as exigências da NR-24;

 

  • Manter em dia a manutenção de veículos como empilhadeiras, escavadeiras e caminhões, principalmente em relação a itens de segurança como freios e pneus;

 

  • Não permitir o transporte de carga superior ao limite de cada veículo;

 

  • Delimitar e sinalizar o local de trânsito e manobra dos veículos automotores, proibindo a presença de trabalhadores em seu raio de ação;

 

  • Instalar proteções fixas, pintadas na cor laranja, em toda a extensão das partes móveis das máquinas e equipamentos até a altura de dois metros, para evitar contatos acidentais. (Medida já adotada e disponibilizada de fábrica nos equipamentos NATREB).

 

Compromisso com a segurança NATREB

Seguindo todas as recomendações relacionadas a saúde e a segurança no trabalho, a cerâmica evita acidentes com a sua equipe de trabalho, afastamentos e multas.

 

Nós da NATREB estamos constantemente preocupados com o respeito às mais rigorosas normas de segurança. Sendo assim, todos os nossos equipamentos contam com sistemas de proteção que permitem a parada de emergência e também com anteparos para a proteção de partes móveis, como correias e engrenagens.

 

Sendo assim, cuide você também da segurança e saúde dos seus funcionários e da sua cerâmica, esteja sempre atento às recomendações e orientações das principais normas de segurança.

 

 

 

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 12 de junho de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

1 Comentário

  1. Melquiades Camala Flores

    Que bien las medidas de seguridad para tener en cuenta en el proceso productivo Ok. Felicidades muito obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider