Monoblocos

Monoblocos à Vácuo NATREB

monoblocos

As monoblocos se diferenciam das extrusoras abertas devido seu sistema de mistura acoplado e sua câmera de vácuo especial que proporciona uma qualidade superior ao processo de extrusão em produtos cerâmicos.

Primeiramente a argila sofre um processo de mistura para homogeneização e regulação da umidade da massa. Logo após, a argila sofre uma compactação devido ao sistema de vácuo amplo responsável por retirar o ar da argila. Nesta etapa a argila é forçada através de um eixo helicoidal (caracol) em direção a boquilha com o formato pré-determinado do produto cerâmico.

A NATREB conta com uma experiência de mais de 46 anos de engenharia dedicada à extrusão. As Monoblocos NATREB são projetadas para obter o máximo desempenho com menor consumo de energia e menores custos de manutenção. São fabricadas para atender uma demanda entre 20 ton/h à 40 ton/h de produtos cerâmicos como tijolos, blocos estruturais, capas de laje, elementos vazados, bastões para telha, telhas e outros segmentos.

As Monoblocos NATREB se diferenciam das demais máquinas desse porte por possuir engrenagens de alta dureza retificadas e eixos robustos, o que permite extrusão de argilas mais homogêneas, consistentes, e maior produção.

 

CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DAS MONOBLOCOS

O grupo de Monoblocos são fabricadas para operar com a máxima confiabilidade sob condições de trabalho mais exigentes, possui alta produtividade e fácil manutenção. Sua estrutura permite que o cocho e o corpo extrusor sejam desmontados com agilidade pois são independentes do redutor, separados por acoplamento. Todo o sistema de redutor, eixos, hélices e carcaça foram muito bem calculados para garantir longa vida útil do equipamento e alta produtividade com qualidade diferenciada no produto cerâmico final.

Conheça as principais características, detalhes construtivos e tecnologias empregadas nos monoblocos NATREB:

Monobloco

 

Corpo Extrusor, Cocho & Chassi

corpo extrusor        O corpo extrusor e cocho das Monoblocos são fabricadas em chapas grossa de aços especiais para uma melhor soldabilidade e usinabilidade. Todas as peças em chapas são cortadas em um processo de corte plasma, onde é possível seguir fielmente as medidas definida no projeto 3D. Assim garantido um melhor encaixe e vedação da caixa de vácuo. O cocho é projetado para ser montado independente da caixa redutora e do corpo extrusor, assim não necessitando a montagem previa para usinagem do corpo extrusor.

corpo extrusorPor ser tratar de um equipamento grande, com dimensões aproximadas de 5 a 7 metros de comprimento, o projeto desta máquina é desenvolvido pensando na montagem e manutenção das peças de reposição. Sendo assim, as monoblocos possuem chassi inteiriço onde a montagem da caixa redutora, corpo extrusor e cocho são feitos independentes uma da outra. Este chassi é fabricado com perfis U dobrados e chapas grossa para uma melhor soldabilidade e fabricação da estrutura. Como este conjunto necessita de um perfeito alinhamento e nivelamento, o parque fabril da NATREB se especializou na usinagem de peças de grande porte com um perfeito acabamento exigido nestas máquinas.

 

Redutores NATREB – Caixa de Redução & Engrenagens

Os redutores industriais NATREB são projetados para alcançar o máximo desempenho e durabilidade das engrenagens. Possuem robustez em suas carcaças e são fabricados com extremo rigor de precisão e com excelentes acabamentos superficial adequado para aplicação industrial.

 

Caixa Redutora

redutorA caixa redutora das monoblocos são fabricadas independentes da carcaça. Assim facilitando a manutenção e montagem deste equipamento. São fabricadas de chapas grossas em aço especiais devido ao grau de complexidade das peças, e também facilitando a usinagem e fabricação da carcaça. Por ser uma estrutura toda soldada, implica em várias deformações dimensionais oriundas das tensões residuais geradas no processo de soldagem. Para solução deste problema, as carcaças sofrem um tratamento térmico denominado de alivio de tensões. Este tratamento tem a finalidade de reduzir as tensões internas causadas pela solda possibilitando o efeito vantajoso de atribuir elasticidade, ductibilidade e resistência ao metal, assim eliminado trincas nas estruturas e melhorando a usinabilidade do material.

 

Engrenagens

As engrenagens NATREB são calculadas com um fator de segurança alto para que não ocorra quebras por ação do alto torque exigido pelas monoblocos. Geralmente são fabricadas com ligas especiais de alta resistência mecânica.

Alguns modelos específicos são fundidos pela MONFERRATO, empresa do grupo NATREB, onde são realizados testes ultrassônicos e de líquido penetrante para validação destas peças fundidas.

A NATREB se especializou na fabricação de engrenagens, onde conseguimos uma confiabilidade no formato do dente e uma excelente precisão. Após a usinagem, estas peças passam por diversos tratamentos térmicos, entre eles normalização, alivio de tensão, têmpera, cementação ou nitretação para assim elevar a dureza dos dentes e garantir a durabilidade evitando desgaste prematuro.

Por fim, as engrenagens são submetidas a retificação dos dentes. Processo que garante um excelente acabamento superficial, alinhamento de precisão, evitando problemas na operação devido a imperfeições na peça, além de inconvenientes como ruídos excessivos durante a atividade, emperramentos contínuos, redução na temperatura de trabalho das engrenagens, rolamentos e óleos e também a redução no consumo energético.

 

 

 

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 8 de junho de 2020
}

Tempo de Leitura

4 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider