Já realizou a manutenção do seu equipamento? Confira o porquê é tão importante!

Já realizou a manutenção do seu equipamento? Confira o porquê é tão importante!

Estruturar e manter em dia um plano com rotinas para manutenção periódica de equipamentos é essencial para empresas de todo e qualquer segmento, mas sobretudo para as indústrias.

Na indústria ceramista, por exemplo, uma parada não prevista pode interromper toda a linha de produção, paralisando as atividades da cerâmica, e trazendo enormes prejuízos financeiros.

Por sua vez, os prejuízos com paradas não previstas da produção podem ser significativos, isso sem contar com os riscos de acidente relacionados à falta de manutenção e cuidados básicos com máquinas e equipamentos.

Em meio ao assunto, vale perguntar: A sua cerâmica possui rotinas periódicas de manutenção?

Confira este conteúdo até o final para saber mais sobre rotinas de manutenção em máquinas e equipamentos e a sua importância.

Tipos de manutenção para máquinas e equipamentos

A NBR 5462 de 1994, lista os tipos de manutenção para confiabilidade e mantenabilidade de equipamentos e os seus respectivos conceitos, dentre os quais, podemos destacar:

  • Manutenção Corretiva: Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
  • Manutenção Preventiva: Manutenção efetuada em intervalos predeterminados (antes da quebra ou fadiga total), ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
  • Manutenção Preditiva: Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.

Como podemos observar, cada tipo de manutenção possui as suas características próprias, sendo a manutenção corretiva a mais prejudicial às empresas, pois exige alto custo e costuma gerar consequências negativas, como prejuízos e paralisação da produção.

Por sua vez, a manutenção preditiva demonstra-se a mais eficiente para evitar falhas, no entanto, exige alto investimento.

Sendo assim, a manutenção preventiva, conhecida por evitar paradas não previstas, sem exigir alto investimento é a mais indicada e utilizada dentre as possibilidades disponíveis.

Você sabia que a NATREB possui serviços completos em assistência técnica e peças de reposição?

Conheça os serviços em assistência técnica e peças de reposição da NATREB

Fornecimento de peças de reposição: Contamos com um estoque central e pontos de distribuição em diversas partes do país para oferecer aos nossos clientes peças de reposição para toda a nossa linha de produtos.

Manutenção Corretiva e Preventiva: Oferecemos serviços em assistência técnica e manutenção com técnicos especializados para atendimento aos ceramistas.

Implemente rotinas de manutenção na sua cerâmica e evite prejuízos, conte com a NATREB.

Dispomos de uma equipe altamente treinada e preparada para atender as necessidades da sua cerâmica.

Telefone: +55 48 3434-8700

E-mail: natreb@natreb.com.br

Você também pode gostar de….
Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Você sabia que é possível secar e queimar tijolos de forma mais eficiente com o apoio da tecnologia empregada no Secador Rápido de Taliscas e no Forno Metálico Móvel? Comprometida com o desenvolvimento do setor ceramista, a NATREB investe pesado em pesquisas e em...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider