As falhas do equipamento não podem ser eliminadas definitivamente, elas vão acontecer.
No entanto, já foi comprovado que os programas de manutenção preventiva reduzem as quebras, mantêm os trabalhadores seguros e economizam muito dinheiro em despesas desnecessárias.
Neste guia, você aprenderá como a manutenção preventiva pode economizar dinheiro, diminuir o tempo de inatividade e aumentar a segurança para empresas de todos os tamanhos e tipos.
O que é manutenção preventiva?
Grandes problemas geralmente são causados por pequenos descuidos. Programas de manutenção desorganizados ou inexistentes podem causar acidentes, perdas operacionais e retrocessos na produção.
Manutenção preventiva é a manutenção planejada que prolonga a vida útil dos ativos, equipamentos e infraestrutura da empresa. Esse tipo de manutenção inclui ajustes, limpeza, lubrificação, reparos e substituições.
Na prática, a manutenção preventiva tem por objetivo consertar pequenos problemas antes que se tornem grandes.
Dentre os principais objetivos dos programas de manutenção preventiva, podemos destacar: a maximização da vida útil de máquinas e equipamentos e a redução dos períodos de inatividade e paradas não planejadas.
Para isso, é preciso observar fatores comportamentais específicos, como temperaturas, vibrações, níveis de óleo e outros itens que podem indicar se há um risco de falha iminente.
Um exemplo de rotina de manutenção preventiva é a substituição de peças após determinado número de horas de trabalho, afinal, as peças possuem vida útil projetadas.
Benefícios da manutenção preventiva
Você ainda não possui um plano de manutenção preventiva para as máquinas e equipamentos da sua cerâmica?
Confira na sequência, os principais benefícios que as rotinas de manutenção podem fornecer para a sua empresa.
1.Segurança aprimorada das operações
Quanto maior a frequência das rotinas de manutenção preventiva menor a probabilidade de ocorrer paradas inesperadas na produção.
Vale destacar que seguir os cronogramas de manutenção preventiva não só reduz o risco de quebras inesperadas, como também pode prevenir acidentes que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores e da própria operação.
2. Vida útil mais longa dos equipamentos
Os cronogramas de manutenção preventiva garantem que as máquinas e equipamentos estejam funcionando de acordo com as recomendações do fabricante.
À medida que peças com baixo desempenho são substituídas, os equipamentos passam a ter melhor desempenho e produtividade, o que contribui para o aumento da sua vida útil e reduz a frequência de investimentos na compra de novos equipamentos.
3.Redução de custos
O tempo de inatividade para manutenção corretiva contribui para reparos caros. Usar o equipamento até o ponto de falha pode custar 10 vezes mais do que realizar a manutenção periódica.
As empresas que adotam rotinas de manutenção preventiva experimentam menos interrupções, o que se traduz em maior produção e menores custos com paradas não previstas da produção.
4. Menor consumo de energia
Máquinas e equipamentos com manutenção insuficiente costumam consumir mais energia do que aquelas que operam em condições normais.
As rotinas de manutenção preventiva permitem que os problemas de furto de energia sejam resolvidos rapidamente, resultando em contas de luz menores e maior lucratividade para as cerâmicas.
Agende as manutenções das máquinas da sua cerâmica e as compras das peças de desgastes com a NATREB ASSISTANCE, onde possuímos todas as peças originais de fábrica. Entre em contato conosco:
Telefone: +55 48 3434-8740
E-mail: natreb@natrebassistance.com.br
0 comentários