Paletização de Blocos Cerâmicos para Transporte

Você conhece a técnica de paletização de blocos cerâmicos? Se você ainda não conhece, acompanhe este artigo até o final e entenda os benefícios que a paletização pode proporcionar para a sua cerâmica.

 

O que é um palete?

Os paletes são estruturas padronizadas que possuem como principais objetivos facilitar o transporte, o armazenamento e a movimentação de cargas. Os paletes podem ser fabricados em madeira, plástico, borracha e aço, a depender da sua destinação.

Além do material, podem ser fabricados em variadas medidas, de acordo com a necessidade da carga a ser transportada.

 

Como funciona a paletização?

A peletização consiste na colocação dos blocos cerâmicos sob paletes de madeira. Atualmente este processo pode ser realizado de forma manual ou robotizada. Visando garantir maior segurança e estabilidade, muitos fabricantes utilizam também fitas para amarração ou envolvem os blocos paletizados em filmes plásticos, agregando também maior valor ao produto e melhorando o aspecto das embalagens.

 

Vantagens da paletização de blocos cerâmicos

Atualmente algumas indústrias do setor cerâmico já entregam os tijolos de forma paletizada e inclusive essa tem se tornado uma exigência por parte de alguns clientes do setor cerâmico.

Dentre os benefícios da paletização de blocos cerâmicos, podemos citar:

  • Melhor organização e identificação dos blocos cerâmicos
  • Maior integridade e segurança no transporte
  • Maior facilidade na movimentação e transporte
  • Melhor acondicionamento e otimização de espaços
  • Maior agilidade na operação de carga e descarga
  • Redução de custos relacionados a mão de obra no processo de carga e descarga
  • Organização de pedidos em lotes
  • Maior qualidade no processo de entrega
  • Redução de extravios e furtos, devido a utilização de filmes para envelopamento da carga
  • Simplificação no controle de inventários
  • Reduzidos gargalos e interrupções na linha de produção

 

Quanto custa a implantação do processo de paletização de blocos cerâmicos?

Vamos verificar agora qual seria o investimento necessário para aderir ao processo de paletização.

Os paletes mais utilizados para esta finalidade são os de 1,00m x 1,20m que é facilmente encontrado no mercado pelo custo de R$ 20,00 a unidade.

Para a movimentação das cargas até o caminhão podem ser utilizadas paleteiras ou empilhadeiras. As paleteiras manuais podem ser encontradas no mercado com valores a partir de R$ 1.000,00, enquanto as empilhadeiras que possuem como característica maior capacidade de carga e necessidade de operadores podem ser encontradas em preços que variam de acordo com a capacidade de carga e modelo.

Para facilitar a entrega dos produtos, não havendo a necessidade de mão de obra para tal, há a opção por investir na aquisição de muncks, que também possuem preços variados de acordo com o modelo e a capacidade desejada, sendo confeccionados por encomenda.

Não é possível determinar o custo final da implantação deste processo sem conhecer a realidade e o tamanho de cada cerâmica. Contudo, é possível afirmar que o investimento consegue trazer o retorno esperado em pouco tempo, principalmente por reduzir o número de trabalhadores no processo de carga e descarga e também em termos de ganho de agilidade na movimentação de cargas.

 

 

Já baixou nosso infográfico? Clique abaixo, é GRÁTIS:

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

terça-feira, 12 de novembro de 2019
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider