Passo a Passo: Como construir uma parede em tijolo cerâmico

Construir uma parede de tijolos cerâmicos é uma tarefa relativamente simples. No entanto, é preciso conhecer algumas técnicas e ter muita precisão para assim evitar falhas.

Basta alguns tijolos defeituosos ou um prumo desregulado para que uma parede inteira fique comprometida e desalinhada. Infelizmente, na maioria dos casos quando os desvios são observados a parede já está na fase final de construção.

Para ajudar você a construir uma parede perfeita, a Natreb preparou algumas dicas valiosas a respeito do assunto. Não deixe de acompanhar!

 

1º Passo: Compre tijolos cerâmicos uniformes

Não economize na compra dos tijolos, pois eles podem se transformar em uma grande dor de cabeça caso não possuam qualidade e boa procedência. Afinal, como manter uma parede perfeitamente alinhada com tijolos repletos de imperfeições?

Com tijolos irregulares o seu trabalho ficará mais lento e custoso, tendo em vista que será necessário utilizar um pouco mais de massa para corrigir algumas falhas.

 

2º Passo: Faça as marcações e garanta o alinhamento

Depois de garantir que a sua obra contará apenas com tijolos de boa qualidade, chegou o momento de levantar as paredes. Nesta etapa devemos realizar as marcações. Você deve passar as linhas com base no projeto arquitetônico, calculando ainda os espaços entre as portas.

Para garantir um perfeito alinhamento vertical, durante a construção da parede você deve utilizar um prumo que permitirá checar  se a parede possui alguma inclinação.

Ao iniciar as fiadas, estique uma linha entre os primeiros tijolos de cada extremidade. Após garantir que a linha esteja bem esticada, inicie o assentamento dos demais tijolos, sempre respeitando os limites da linha, assim você garantirá um alinhamento perfeito.

Sugerimos também que você utilize um bom impermeabilizante nas primeiras fiadas de tijolo, evitando assim que uma possível umidade traga problemas futuros.

 

3º Passo: Prepare a argamassa

Para assentar os tijolos e corrigir algumas imperfeições, garantindo um perfeito alinhamento, será necessário utilizar a argamassa.

O modo de preparo da argamassa, pode variar um pouco de acordo com a sua finalidade. No entanto, para o assentamento de tijolos cerâmicos você deverá utilizar cimento, areia, água e cal.

Misture todos os componentes até que a argamassa fique homogênea e com a textura adequada para o adequado assentamento dos tijolos. Lembre-se de utilizar a argamassa o mais rápido possível evitando o seu endurecimento.

Após concluir estas etapas a sua parede estará pronta e perfeitamente alinhada tanto verticalmente, quanto horizontalmente.

 

4º Passo: Rebocando sua parede

Após construir a parede, chegou a hora de aplicar o reboco sobre ela, garantindo um melhor acabamento e maior vida útil.

A massa para revestimento das paredes em tijolo cerâmico também devem ser feitas através da mistura de cimento, areia, água e cal. Entretanto, para facilitar o serviço e garantir a pega da argamassa, precisamos primeiramente preparar a parede aplicando o chapisco em toda a sua extensão.

O chapisco é preparado com cimento, areia e água, entretanto a sua textura deve ser aquosa, pois assim será mais fácil aplicá-la sobre a parede ainda crua.

Após a aplicação do chapisco, você pode iniciar a aplicação da argamassa, garantindo sempre a manutenção do alinhamento da parede. Nesta etapa, você precisará contar com uma régua e também com o prumo.

Esperamos que após estas dicas suas paredes fiquem perfeitas!

 

Saiba mais sobre o assunto acessando nosso novo eBook:

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider