Conheça os tipos de telhas cerâmicas

As telhas cerâmicas estão entre as mais utilizadas no Brasil. Afinal, além de cumprir seu objetivo principal de cobrir áreas e ambientes, as telhas cerâmicas chamam atenção por sua beleza, contribuindo para as construções em seu aspecto arquitetônico. Além disso, oferecem algumas características importantes, como isolamento térmico e baixo custo, revelando seu excelente custo benefício.

Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer 7 tipos de telhas cerâmicas, então não deixe de conferir o nosso conteúdo até o final!

 

Tipos de telhas cerâmicas

Um telhado cerâmico bem projetado e executado, pode valorizar significativamente um imóvel. Pensando nisso, vale a pena conhecer cada tipo de telha e escolher a melhor opção ou a que mais lhe agrada na hora de construir ou reformar.

 

Telha colonial

A telha cerâmica em seu modelo colonial está entre as mais utilizadas aqui no Brasil. Basta caminhar por qualquer rua próxima a você e será fácil observá-la na composição do telhado de diversas residências.

A telha colonial possui um formato arredondado, pesando em média 2,5 kg por unidade, o que representa cerca de 60 kg por metro quadrado, levando em consideração que para a cobertura de um metro quadrado precisamos de 24 unidades da telha colonial, dispostas em um ângulo mínimo de inclinação de 30%, facilitando o escoamento da água.

Suas medidas são padronizadas por norma específica para o setor, sendo as seguintes: 48cm x 20cm x 15cm. As telhas coloniais são facilmente encontradas, em geral em sua cor natural vermelha.

 

Telha Portuguesa

As telhas portuguesas possuem um comprimento aproximado de 41 cm com 23,7 cm de largura. Cada unidade pesa em média 2,4 kg e o seu peso por metro quadrado é de 40,8 Kg, tendo em vista que são utilizadas 17 unidades da telha portuguesa.

 

Telha americana

A telha americana apesar de semelhante, possui maiores dimensões em relação ao modelo colonial, exigindo portanto um número menor de unidades para a cobertura de um metro quadrado. O consumo por metro quadrado da telha americana é de 16 unidades.

Com um comprimento aproximado de 43cm as telhas americanas geram uma carga de aproximadamente 36 kg por metro quadrado na estrutura do seu telhado.

 

Telha italiana

A telha italiana também possui um formato arredondado, assim como as demais citadas até aqui. Além disso são necessárias apenas 14 unidades por metro quadrado. Cada unidade possui aproximadamente 2,75 Kg, gerando um peso total de 38,5 Kg por metro quadrado.

 

Telha romana

Diferentemente das anteriores, a telha romana conta com um formato achatado, dando um toque diferente aos projetos. O seu rendimento é de 16 unidades por metro quadrado, pesando cada uma delas aproximadamente 2,5 Kg, medindo 40cm de comprimento por 21 cm de largura.

 

Telha francesa

Também com um formato achatado, a telha francesa hoje é pouco utilizada. Devido ao seu formato, elas exigem uma inclinação um pouco maior para melhor escoamento. São necessárias 16 unidades para cada metro quadrado, sendo o seu peso unitário de aproximadamente 2,6 Kg.

 

Telha esmaltada

A telha esmaltada não se enquadra em um formato ou tamanho diferenciado em relação às demais comentadas até aqui. Em geral são encontradas no modelo colonial, mas também podem ser vistas em outros modelos.

As telhas esmaltadas são revestidas em tinta, oferecendo maior durabilidade e beleza aos telhados. É possível encontrar as telhas esmaltadas com certa facilidade e em uma grande variedade de cores.

 

E você, já escolheu o seu modelo de telha cerâmica preferido?

Saiba mais sobre o assunto acessando nosso novo eBook:

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider