Planejamento financeiro para cerâmicas, veja algumas dicas

De acordo com dados do IBGE, a cada 10 novas empresas abertas no país, 6 encerram suas atividades, ainda nos primeiros 5 anos de vida. No entanto, existem empresas que conseguem sobreviver às exigências do mercado e conquistar seu crescimento. Como fazer um bom planejamento financeiro para cerâmicas?

Para as empresas de sucesso, existe uma palavra que não pode faltar em suas tomadas de decisão, principalmente quando o assunto são as finanças dos negócios, essa palavra é planejamento!

Por este motivo, a Natreb apresentará hoje, algumas dicas para aqueles clientes que pretendem adotar medidas para otimizar a gestão financeira de sua cerâmica. Não deixe de acompanhar!

 

Finanças Pessoais x Finanças Empresariais

Muitos empresários, ainda não conseguem separar corretamente as finanças da sua cerâmica e suas finanças pessoais. No entanto, esta dica é muito importante para o sucesso de qualquer empresa.

Para que a empresa mantenha sua saúde financeira sempre em dia, é de grande importância que possamos conhecer detalhadamente suas receitas e despesas, confrontando cada uma delas para a obtenção do resultado real dos negócios. Quando não há uma separação entre finanças pessoais e empresariais, torna-se algo muito complexo, separar despesas para encontrar o resultado real da cerâmica.

Sendo assim, é necessário que a empresa possua sua própria conta bancária e que ela seja utilizada apenas para recebimentos e pagamentos da própria empresa. Os sócios e proprietários devem receber mensalmente suas retiradas, pró-labore em valores previamente determinados e inseridos no planejamento de pagamentos da empresa.

 

Conheça detalhadamente as receitas e despesas da cerâmica

Todos nós sabemos que para uma empresa crescer e manter-se ativa no mercado, é necessário obter receitas maiores do que despesas. Queremos dizer, que as receitas da cerâmica, proveniente a venda de sua produção, precisam ser suficientes para fazer frente a todas as despesas da empresa, além de garantir alguma margem de lucro para expansão dos negócios.

Para que seja possível, conseguir um equilíbrio contínuo entre receitas e despesas, é preciso conhecer detalhadamente cada despesa da empresa e a sua receita média mensal, afim de montar um planejamento e fluxo de caixa, que atenda o negócio e o torne sustentável financeiramente.

Conhecendo detalhadamente cada despesa, é possível identificar custos desnecessários, otimizando o fluxo de caixa e maximizando os lucros da cerâmica.

 

Tenha relatórios e indicadores financeiros sobre os negócios

Toda cerâmica necessita emitir notas fiscais de seus produtos, não é mesmo? Você sabia que boa parte dos sistemas emissores de documentos fiscais, contam também com recursos financeiros, capazes de gerar relatório e gráficos que indicam a saúde financeira da cerâmica?

Através de gráficos e relatórios, a tomada de decisões torna-se mais assertiva, facilitando a vida dos empresários e sócios, no momento de acompanhar o desenvolvimento e gerir a empresa.

Não deixe a gestão financeira da sua empresa de lado, otimize sua produção e seus custos operacionais. Não sabe por onde começar?

Uma boa opção, é melhorar os processos produtivos para reduzir custos e aumentar margens de lucro! Conheça a Consultoria em Cerâmica Natreb!

 

Você também pode gostar de….
Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Você sabia que é possível secar e queimar tijolos de forma mais eficiente com o apoio da tecnologia empregada no Secador Rápido de Taliscas e no Forno Metálico Móvel? Comprometida com o desenvolvimento do setor ceramista, a NATREB investe pesado em pesquisas e em...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider