Reutilização de Resíduos de Mineração

Após os episódios de tragédias relacionadas às atividades extrativas de minério de ferro, sobretudo o caso mais recente e de maior impacto ocorrido na região de Brumadinho em Minas Gerais, surgiram diversos estudos com o objetivo de encontrar uma destinação adequada aos rejeitos da mineração.

O projeto de lei 1496/2019 que tramita no Senado Federal, tem por objetivo a alteração da Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O projeto de lei determina que a parte não tóxica dos resíduos seja destinada a construção civil, através de sua utilização na fabricação de blocos para alvenaria, tijolos, telhas cerâmicas e lajotas. Além da grande importância ambiental e na prevenção de desastres a reutilização dos resíduos pode baratear a produção dos produtos cerâmicos.

Em caso de aprovação, a lei determina que os resíduos sejam destinados de forma progressiva até que no quinto anos após a publicação da lei, todo resíduo não tóxico da mineração tenham um destino adequado.

Estuda-se ainda a possibilidade do poder público oferecer isenção de tributos para os produtores que utilizarem este tipo de resíduo para fabricação dos produtos cerâmicos.

É importante destacar, que antes de encaminhar os rejeitos para produção de artefatos cerâmicos, as mineradoras serão responsáveis por separar os resíduos tóxicos dos não tóxicos. Existem atualmente alguns estudos de universidades brasileiras que sugerem métodos para a realização de tal separação.

 

Conheça alguns métodos de reutilização de resíduos de mineração em estudo

 

Produção de Telhas

A Universidade Federal de Lavras – UFLA, realizou um estudo com resíduos de mineração para o desenvolvimento de alguns produtos, como tijolos, blocos e telhas. Segundo a Universidade já existem empresas interessadas na produção em escala industrial, contudo é preciso que as mineradoras forneçam a matéria prima necessária.

 

Construção de Residências

A Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto já desenvolveram e apresentaram protótipos de casas construídas com resíduos da mineração. Através das técnicas estudadas é possível produzir diversos insumos importantes para a construção civil, como cimento, blocos de pavimentação e blocos cerâmicos.

 

Produção de Tintas

Alguns estudos iniciais indicam ainda um outro uso para os resíduos de mineração: A fabricação de tintas para a construção civil, contudo para que os estudos avancem é preciso o interesse do setor público e privado na realização de investimentos que incentivem a pesquisa e também a produção em larga escala.

 

A indústria ceramista no aproveitamento dos resíduos de mineração

Como parte fundamental no processo produtivo de insumos para a construção civil, é de grande importância que a indústria ceramista esteja preparada para atender e se adaptar às demandas que possam surgir.

A participação da indústria ceramista na produção de tijolos e telhas oriundos dos resíduos da mineração reforça não só o compromisso do setor com o desenvolvimento da sociedade, mas mostra-se também uma excelente oportunidade para a geração de novos negócios e empregos, alavancando o setor.

A Natreb acompanha de perto estas mudanças para que possa continuar oferecendo aos seus parceiros e clientes os melhores equipamentos e máquinas para a indústria cerâmica, da mineração e da sustentabilidade.

 

Já baixou nosso infográfico? Clique abaixo, é GRÁTIS:

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

terça-feira, 10 de dezembro de 2019
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Como maximizar a produção de uma cerâmica? Quais são os passos principais para produzir mais, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir a qualidade do produto final? Nesse conteúdo a NATREB apresenta 3 passos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da...

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha é um dos materiais construtivos mais antigos utilizados pela humanidade. De acordo com historiadores, os primeiros vestígios relativos à produção de itens cerâmicos remontam ao período da pré-história. Por sua vez, arqueólogos afirmam que os...

Misturador NATREB     

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider