5 dicas para potencializar sua produção

Aumentar a produtividade é um objetivo em comum de qualquer indústria, independentemente do seu ramo de atuação.

O aumento da produtividade interfere diretamente nos resultados das empresas como um todo. Neste artigo, você encontrará 5 importantes dicas para potencializar os resultados da sua empresa, através da otimização dos processos produtivos.

 

Invista na automatização de processos

A tecnologia é vista como uma das maiores aliadas da indústria quando o assunto é produtividade. Através de técnicas atualizadas e equipamentos modernos é possível potencializar significativamente a produção.

A automação de processos é capaz de diminuir custos, atividades manuais, repetitivas e até mesmo os riscos de acidente do trabalho.

 

Identifique e elimine gargalos na produção

Algumas etapas do processo produtivo demandam mais tempo do que outras, isso é absolutamente normal, contudo ao avaliarmos e planejarmos uma planta de produção é necessário levar em consideração o tempo de execução relacionada a cada tarefa. Vejamos um exemplo, simples para facilitar o entendimento:

Suponhamos que em determinada linha de produção a etapa A possua um tempo de execução equivalente a 10 minutos, enquanto que a etapa B necessite de 20 minutos para conclusão.

Neste caso, é fácil perceber que estamos diante de um gargalo na produção, ou seja, para cada dois produtos que passam pela etapa A, apenas um passa pela etapa B. Como resolver essa questão?

O ideal neste caso é a otimização da etapa B de produção, que pode ser feita por exemplo, através da automatização de processos.

Uma solução simples e eficiente seria o investimento em um novo equipamento capaz de atender completamente a demanda proveniente da etapa A.

Com esta simples análise, foi possível reduzir diretamente o tempo total relacionado a produção de cada item e indiretamente os custos de produção.

Produzindo de forma mais rápida e eficiente a indústria ganha em capacidade de atendimento às demandas de clientes, muitas vezes urgentes e ainda pode diminuir o seu estoque de produtos acabados.

 

Invista em treinamentos

Mesmo nos dias atuais, algumas empresas ainda possuem resistência quando o assunto é o investimento em treinamento e capacitação de funcionários.

É relativamente comum encontrar empresas que deixam de investir nesta área, devido ao receio de perder funcionários futuramente, ou por considerar este tipo de investimento, apenas como mais um custo.

Na realidade, as empresas que investem na capacitação de seus funcionários acabam contribuindo para o seu próprio sucesso, seja pela melhoria da qualidade dos seus produtos ou pelo aumento da produtividade de suas equipes.

 

Evite desperdícios em sua produção

O desperdício é um grande inimigo para qualquer empresa, afinal ao desperdiçar aumentamos o custo de cada produto, perdendo competitividade e reduzindo margens de lucros.

Para otimizar a sua produção, evitando desperdícios o ideal é investir em máquinas modernas, capazes de atender a sua produção com a maior eficiência possível.

 

Mantenha rotinas programadas de manutenção

Por mais que você conte com uma planta de produção altamente eficiente, com máquinas modernas, funcionários capacitados e as melhores metodologias do mercado, caso não exista um plano de manutenções preventivas e programadas, tudo pode ir por água abaixo com uma simples falha de um equipamento.

Evite este tipo de transtorno, adotando na sua empresa, uma rotina de manutenções preventivas com a periodicidade necessária para minimizar este tipo de impacto negativo.

 

Com estas 5 dicas acreditamos que a você possa otimizar e gerenciar melhor a sua linha produtiva! Continue acompanhando o nosso blog para outros conteúdos de grande relevância e conte sempre com a Natreb para o sucesso dos seus negócios!

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

terça-feira, 28 de janeiro de 2020
}

Tempo de Leitura

3 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Como maximizar a produção de uma cerâmica? Quais são os passos principais para produzir mais, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir a qualidade do produto final? Nesse conteúdo a NATREB apresenta 3 passos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da...

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha é um dos materiais construtivos mais antigos utilizados pela humanidade. De acordo com historiadores, os primeiros vestígios relativos à produção de itens cerâmicos remontam ao período da pré-história. Por sua vez, arqueólogos afirmam que os...

Misturador NATREB     

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider