Conheça o processo produtivo de uma cerâmica

Você conhece todo o processo produtivo de produtos cerâmicos como telhas e tijolos, até que ele esteja pronto para utilização na construção civil?

Descubra como tudo funciona desde a extração da principal matéria prima do segmento, a argila, até a fabricação do produto final.

 

Extração e preparação da matéria prima

Telhas e tijolos cerâmicos, possuem na argila a sua principal matéria prima. Felizmente, este material é encontrado com abundância na natureza e podem ser encontrados em diversos depósitos naturais na crosta terrestre.

Após a extração da argila, utiliza-se caminhões para o seu transporte até as cerâmicas, para então passar por algumas etapas de beneficiamento até que estejam adequadamente preparada e com as características desejadas para dar forma a tijolo, telhas e outros produtos.

Nas primeiras etapas do processo produtivo, a argila deve passar pela britagem e moagem em equipamentos apropriados para este fim. O intuito desta etapa é dividir a argila em partes menores e mais homogêneas. Na etapa inicial, resíduos indesejados também devem ser separados, evitando assim possíveis imperfeições no produto final.

 

Preparação da massa

Os produtos cerâmicos são predominantemente compostos por argila e água, contudo em alguns casos e para que possam ser alcançadas melhores características podem ser adicionados alguns aditivos.

Sendo assim, é preciso conhecer muito bem o processo de fabricação para utilização das dosagens corretas de cada matéria prima.

Este processo é realizado por importantes equipamentos como os misturadores que controlam a quantidade de argila utilizada nas próximas etapas da produção e os misturadores, equipamento responsável por realizar a mistura dos componentes utilizados na produção dos itens cerâmicos.

 

Formação das peças cerâmicas

O processo de formação das peças envolve etapas como a laminação e a extrusão.

Na laminação a argila é compactada, eliminando-se o ar e também consequentemente os seus poros. Logos após, a massa argilosa é encaminhada para a maromba ou extrusora, onde então é forçada por uma rosca sem-fim ou pistão para que passe em um molde previamente definido, formando assim uma coluna contínua no formato desejado para posterior corte.

O corte é realizado em conformidade com os padrões dimensionais pré-estabelecidos pela ABNT, utilizando-se de fios metálicos que cortam a seção contínua, enquanto ela é conduzida por uma esteira.

Antes de encaminhar as peças recém formadas para os fornos, é preciso submetê-las ao processo de secagem que pode ser natural ou artificial em em estufas com túneis de secagem rápida.

Após a secagem, as peças são encaminhadas para os fornos onde são queimadas em altas temperaturas. O processo de queima contribui para que os produtos cerâmicos ganhem dureza e resistência mecânica.

Somente após todas estas etapas os produtos finalmente podem ser armazenados no estoque final para posterior distribuição para o mercado da construção civil.

Todo o processo produtivo de produtos cerâmicos precisa seguir normas específicas, dentre elas as normas ABNT, com o intuito de garantir maior confiabilidade, segurança e padronização aos produtos.

 

A Natreb é especialista na fabricação de máquinas, equipamentos e peças utilizadas em todo o processo produtivo de itens cerâmicos. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos produtos e serviços.

 

Saiba mais sobre o assunto acessando nosso novo eBook:

 

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider