A importância de realizar a manutenção preventiva e corretiva de seus equipamentos

A realização periódica de manutenção é extremamente importante para a manutenção da segurança em sua empresa e contribui também para o aumento da vida útil dos seus equipamentos.

Neste artigo, vamos detalhar para você alguns aspectos importantes sobre a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos.

Grandes empresas estão sempre preocupadas com os possíveis impactos causados por uma parada não prevista na produção. Desta forma, são adotadas algumas estratégias para reduzir as probabilidades de problemas em máquinas e equipamentos.

A primeira medida a ser tomada é a elaboração de um plano com rotinas de manutenção que precisam ser seguidas com periodicidade pré-determinada. Em geral, estes planos são baseados na manutenção preventiva.

 

Manutenção Preventiva

 A manutenção preventiva está voltada para a realização de tarefas de manutenção que possuem como objetivo a prevenir e evitar problemas que causem a parada ou a redução no desempenho dos equipamentos, gerando prejuízos e colocando em risco a segurança e integridade física de funcionários.

Na manutenção preventiva, os equipamentos costumam passar por lubrificação de componentes e revisão completa dos sistemas elétricos e mecânicos.

 

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva deve ser evitada e substituída a todo custo por políticas de manutenção preventiva. Quando ocorre a necessidade de uma manutenção corretiva, significa que determinada máquina apresentou falhas que impedem o seu funcionamento adequado, interrompendo assim a linha de produção da empresa. Nesta hora a equipe de manutenção precisa agir o mais rápido possível para reparar ou substituir componentes danificados, com o intuito de retornar com a produção o mais rápido possível, minimizando os impactos.

Para isso, é preciso contar com uma equipe de manutenção altamente capacitada.

 

Porque fazer a manutenção preventiva dos equipamentos?

O uso frequente dos equipamentos industriais gera o desgaste natural de peças e componentes que após certo tempo, podem apresentar defeitos. Este fenômeno é natural e está ligado a utilização do equipamento.

Infelizmente a indústria brasileira sofre com muitas paradas não programadas, o que acarreta uma série de prejuízos para as empresas, como atraso nas entregas e o pagamento de funcionários que estavam a disposição da empresa, mas deixaram de trabalhar por uma falha em um dos equipamentos que compõem a linha de produção da indústria.

Para evitar este tipo de situação é importante que as indústrias invistam na manutenção preventiva. Ainda não é do conhecimento de todos, mas ao contrário do que se imagina, os custos envolvidos na manutenção preventiva de máquinas e equipamentos é menor em relação aos custos com uma manutenção corretiva.

Preocupada com a produção de sua empresa, a NATREB orienta os seus clientes e parceiros a manterem cronogramas de manutenção preventiva e oferece o apoio técnico e especializado para execução das tarefas de manutenção dos equipamentos em sua indústria. Dispomos também de um estoque de peças de reposição para toda nossa linha de produtos.

 

Estamos prontos para atender a sua necessidade de manutenção, seja ela corretiva ou preventiva, porém ressaltamos mais uma vez a importância da manutenção preventiva para evitar prejuízos desnecessários para a sua empresa.

 

Escrito por natreb

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider