Você sabia que a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final dos produtos cerâmicos?
Como exemplo, temos a fabricação de blocos cerâmicos que aqui no Brasil precisam seguir as orientações e diretrizes normativas estabelecidas na ABNT NBR 15.270:2017.
A NBR 15.270:2017, foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e lista uma série de aspectos que precisam ser observados durante o processo de fabricação, garantindo a produção de blocos cerâmicos padronizados e de alta qualidade.
Neste conteúdo, apresentamos um breve resumo sobre os principais aspectos listados pela norma em questão.
Confira cada item com atenção e garanta a qualidade final dos seus produtos cerâmicos.
1.Aparência dos produtos: Quanto a aparência, os blocos cerâmicos não devem apresentar defeitos, tais como:
- Quebras;
- Superfícies irregulares;
- Deformações que impeçam o uso adequado.
2.Identificação: A norma técnica determina que os blocos cerâmicos devem trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco.
A identificação em questão, deve ser impressa nos blocos cerâmicos em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura, sem que prejudique o seu uso.
Para correta identificação do bloco, o fabricante precisa destacar as seguintes informações:
- Dimensões de fabricação;
- Largura;
- Altura;
- Comprimento.
Vale lembrar que todas as medidas devem ser apresentadas em centímetros.
3.Medidas: A norma em estudo apresenta uma tabela com as medidas e dimensões que precisam ser observadas e respeitadas no processo de fabricação de blocos cerâmicos.
As dimensões podem ser encontradas na Tabela 1 – Dimensões de fabricação de blocos cerâmicos de vedação da ABNT NBR 15.270:2017.
4.Espessura das paredes: De acordo com a norma, a espessura das paredes dos blocos cerâmicos de vedação deve ter no mínimo:
- Paredes externas: No mínimo 7 mm de espessura.
- Septos: No mínimo 6 mm de espessura.
5.Desvio com relação ao esquadro e nivelamento das faces: Por sua vez, o desvio em relação ao esquadro deve ser no máximo 3 mm.
6.Absorção de água: A norma também disciplina que na fabricação de blocos cerâmicos o índice de absorção de água não deve ser inferior a 8% nem superior a 22%.
7.Resistência à compressão: Por fim, temos a resistência à compressão que precisa seguir o discriminado na Tabela 4 — Resistência à compressão da ABNT NBR 15.270:2017
Selo de Qualidade PSQ
Desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, o selo PSQ certifica as empresas que seguem os parâmetros de qualidade na fabricação de produtos cerâmicos e respeitam as normas do setor.
Tijolos cerâmicos que possuem o selo de qualidade PSQ atendem todos os requisitos normativos, proporcionando economia e excelência à obra.
Sua cerâmica segue os padrões de qualidade exigidos pela NBR e possui o selo de qualidade PSQ?
Ambos são fundamentais para certificar a qualidade da fabricação e o produto final. Clique aqui para saber mais sobre o selo PSQ.
Você já conhece a linha de máquinas e equipamentos NATREB para sua cerâmica? Clique aqui e confira a nossa linha completa.
0 comentários