Como a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final?

Como a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final?

Você sabia que a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final dos produtos cerâmicos?

Como exemplo, temos a fabricação de blocos cerâmicos que aqui no Brasil precisam seguir as orientações e diretrizes normativas estabelecidas na ABNT NBR 15.270:2017.

A NBR 15.270:2017, foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e lista uma série de aspectos que precisam ser observados durante o processo de fabricação, garantindo a produção de blocos cerâmicos padronizados e de alta qualidade.

Neste conteúdo, apresentamos um breve resumo sobre os principais aspectos listados pela norma em questão.

Confira cada item com atenção e garanta a qualidade final dos seus produtos cerâmicos.

1.Aparência dos produtos: Quanto a aparência, os blocos cerâmicos não devem apresentar defeitos, tais como:

  • Quebras;
  • Superfícies irregulares;
  • Deformações que impeçam o uso adequado.

2.Identificação: A norma técnica determina que os blocos cerâmicos devem trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco.

A identificação em questão, deve ser impressa nos blocos cerâmicos em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura, sem que prejudique o seu uso.

Para correta identificação do bloco, o fabricante precisa destacar as seguintes informações:

  • Dimensões de fabricação;
  • Largura;
  • Altura;
  • Comprimento.

Vale lembrar que todas as medidas devem ser apresentadas em centímetros.

3.Medidas: A norma em estudo apresenta uma tabela com as medidas e dimensões que precisam ser observadas e respeitadas no processo de fabricação de blocos cerâmicos.

As dimensões podem ser encontradas na Tabela 1 – Dimensões de fabricação de blocos cerâmicos de vedação da ABNT NBR 15.270:2017.

4.Espessura das paredes: De acordo com a norma, a espessura das paredes dos blocos cerâmicos de vedação deve ter no mínimo:

  • Paredes externas: No mínimo 7 mm de espessura.
  • Septos: No mínimo 6 mm de espessura.

5.Desvio com relação ao esquadro e nivelamento das faces: Por sua vez, o desvio em relação ao esquadro deve ser no máximo 3 mm.

6.Absorção de água: A norma também disciplina que na fabricação de blocos cerâmicos o índice de absorção de água não deve ser inferior a 8% nem superior a 22%.

7.Resistência à compressão: Por fim, temos a resistência à compressão que precisa seguir o discriminado na Tabela 4 — Resistência à compressão da ABNT NBR 15.270:2017

Selo de Qualidade PSQ

Desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, o selo PSQ certifica as empresas que seguem os parâmetros de qualidade na fabricação de produtos cerâmicos e respeitam as normas do setor.

Tijolos cerâmicos que possuem o selo de qualidade PSQ atendem todos os requisitos normativos, proporcionando economia e excelência à obra.

Sua cerâmica segue os padrões de qualidade exigidos pela NBR e possui o selo de qualidade PSQ?

Ambos são fundamentais para certificar a qualidade da fabricação e o produto final. Clique aqui para saber mais sobre o selo PSQ.

Você já conhece a linha de máquinas e equipamentos NATREB para sua cerâmica? Clique aqui e confira a nossa linha completa.

Você também pode gostar de….
Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Você sabia que é possível secar e queimar tijolos de forma mais eficiente com o apoio da tecnologia empregada no Secador Rápido de Taliscas e no Forno Metálico Móvel? Comprometida com o desenvolvimento do setor ceramista, a NATREB investe pesado em pesquisas e em...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider