Como a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final?

Como a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final?

Você sabia que a qualidade da fabricação pode influenciar no resultado final dos produtos cerâmicos?

Como exemplo, temos a fabricação de blocos cerâmicos que aqui no Brasil precisam seguir as orientações e diretrizes normativas estabelecidas na ABNT NBR 15.270:2017.

A NBR 15.270:2017, foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e lista uma série de aspectos que precisam ser observados durante o processo de fabricação, garantindo a produção de blocos cerâmicos padronizados e de alta qualidade.

Neste conteúdo, apresentamos um breve resumo sobre os principais aspectos listados pela norma em questão.

Confira cada item com atenção e garanta a qualidade final dos seus produtos cerâmicos.

1.Aparência dos produtos: Quanto a aparência, os blocos cerâmicos não devem apresentar defeitos, tais como:

  • Quebras;
  • Superfícies irregulares;
  • Deformações que impeçam o uso adequado.

2.Identificação: A norma técnica determina que os blocos cerâmicos devem trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco.

A identificação em questão, deve ser impressa nos blocos cerâmicos em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura, sem que prejudique o seu uso.

Para correta identificação do bloco, o fabricante precisa destacar as seguintes informações:

  • Dimensões de fabricação;
  • Largura;
  • Altura;
  • Comprimento.

Vale lembrar que todas as medidas devem ser apresentadas em centímetros.

3.Medidas: A norma em estudo apresenta uma tabela com as medidas e dimensões que precisam ser observadas e respeitadas no processo de fabricação de blocos cerâmicos.

As dimensões podem ser encontradas na Tabela 1 – Dimensões de fabricação de blocos cerâmicos de vedação da ABNT NBR 15.270:2017.

4.Espessura das paredes: De acordo com a norma, a espessura das paredes dos blocos cerâmicos de vedação deve ter no mínimo:

  • Paredes externas: No mínimo 7 mm de espessura.
  • Septos: No mínimo 6 mm de espessura.

5.Desvio com relação ao esquadro e nivelamento das faces: Por sua vez, o desvio em relação ao esquadro deve ser no máximo 3 mm.

6.Absorção de água: A norma também disciplina que na fabricação de blocos cerâmicos o índice de absorção de água não deve ser inferior a 8% nem superior a 22%.

7.Resistência à compressão: Por fim, temos a resistência à compressão que precisa seguir o discriminado na Tabela 4 — Resistência à compressão da ABNT NBR 15.270:2017

Selo de Qualidade PSQ

Desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, o selo PSQ certifica as empresas que seguem os parâmetros de qualidade na fabricação de produtos cerâmicos e respeitam as normas do setor.

Tijolos cerâmicos que possuem o selo de qualidade PSQ atendem todos os requisitos normativos, proporcionando economia e excelência à obra.

Sua cerâmica segue os padrões de qualidade exigidos pela NBR e possui o selo de qualidade PSQ?

Ambos são fundamentais para certificar a qualidade da fabricação e o produto final. Clique aqui para saber mais sobre o selo PSQ.

Você já conhece a linha de máquinas e equipamentos NATREB para sua cerâmica? Clique aqui e confira a nossa linha completa.

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

quarta-feira, 7 de julho de 2021
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Como aumentar as vendas na indústria cerâmica?

Como aumentar as vendas na indústria cerâmica?

Aumentar as vendas na indústria cerâmica é um dos grandes desafios enfrentados pelos empresários do setor e ao mesmo tempo, um objetivo de grande importância para o sucesso dos seus negócios. Toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação,...

Aumentando sua produção cerâmica com a manutenção ideal

Aumentando sua produção cerâmica com a manutenção ideal

Sua cerâmica pode ser mais produtiva e lucrativa com a implantação das melhores técnicas e rotinas de manutenção preventiva no maquinário do seu parque de produção. Não há como negar, manutenções em momentos adequados, evitam paradas não previstas e colaboram de forma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider