Draga NATREB

draga-natreb

O armazenamento de grandes volumes de matéria prima na cerâmica é de suma importância para se obter uma excelente qualidade no produto final e manter o fluxo produtivo. Devido à tendência de misturas de mais tipos de argilas, maiores tempos de sazonalidade e uso de terras e resíduos para melhorar a qualidade com economia, os equipamentos da preparação de massa e movimentação passam a ser cada vez mais importantes no processo.

Uma solução eficiente para suprir esta deficiência na homogeneização pode ser identificada como sistemas de leito de mistura, onde se armazena grandes volumes de matéria prima por longos períodos. O material é armazenado em um ambiente controlado e retirado de acordo com um determinado padrão de camada, conseguindo assim a maior homogeneidade possível. Além disso, durante este período de armazenamento ocorre um processo de envelhecimento das argilas que beneficia a uniformidade da matéria prima facilitando a extrusão, secagem e queima.

A Draga NATREB foi desenvolvida para auxiliar na otimização dos sistemas de armazenamento de argila, automatizando o enchimento e extração do material, reduzindo custos operacionais e melhorando propriedades da mistura de saída. O método de extração em boxes utilizado nas dragas aumenta a homogeneização da mistura uma vez que quantidades iguais são extraídas de cada uma das camadas do box, compensando os diferentes tamanhos de granulometria e variações de umidade. Essas máquinas são fabricadas com configurações personalizadas a necessidade do processo, levando em consideração o espaço de produção disponível no layout.

Os sistemas de armazenamento de argila com a Draga podem ser divididos por paredes, que são responsáveis por separar o compartimento de material em boxes individuais. Para auxiliar na movimentação da matéria prima preparada e controle de estoque, utiliza-se esteiras transportadoras que são responsáveis pelo enchimento dos boxes.  As dragas se movem de forma autônomas controladas por CLP, em trilhos laterais cobrindo todo o comprimento do galpão, e são equipadas com sistemas de posicionamento linear que permite controlar o esvaziamento por zonas diferenciadas.

Conhecendo a estrutura básica da draga NTB-40

Com projetos customizados para cada cliente, a Draga NTB-40 possibilita uma adaptação de comprimento do braço, garantindo uma otimização do layout. Além disso, apresenta facilidade de operação, automação do processo, diminuição de movimentação da pá carregadeira, produtividade com baixo consumo de energia elétrica, redução de mão de obra, baixo custo de operação e manutenção.

A Draga NATREB foi desenvolvida para suprir grandes capacidades de produção em até 80ton/hora. Devido seu projeto estrutural robusto e atuadores hidráulicos, permitem braços com até 15 metros de comprimento e potência instalada de 19kW.

Conheça as principais características, detalhes construtivos e tecnologias empregada na draga NATREB:

draga-natreb

Chassi (Carro)

O chassi foi projetado para suportar uma alta capacidade de carga devido ao contrapeso que faz o balanceamento do braço, e também suportar as reações dos atuadores hidráulicos que são responsáveis pela angulação do braço. Além disso, os suportes dos braços foram calculados para absorver as forças laterais que a lança transmite ao carro. É uma estrutura autoportante fabricada com perfis estruturais robustos e chapas grossas em aço carbono eletrossoldadas para melhorar a usinabilidade desta estrutura. Todas as peças em chapas são cortadas em um processo de corte plasma, onde é possível seguir fielmente as medidas definidas no projeto 3D. O parque fabril da NATREB se especializou em usinagem de grandes estruturas, portanto tem capacidade de usinar este chassi já montado. Isso garante as tolerâncias dimensionais exigidas mantendo o perfeito alinhamento das subestruturas.

Este carro se move com 4 roda sobre trilhos usando dois motoredutores com freios mecânicos para movimentação longitudinal e controle de parada da draga.

Correntes & Canecas

As correntes das canecas são calculadas para suportar uma alta carga de tração devido ao processo de escavação do monte de argila e também suportar forças radiais oriundas do deslocamento longitudinal do carro.  Portanto, são fabricadas em ligas especiais temperadas de alta resistência mecânica. Sua lubrificação automática com óleo pulverizado/ar por válvulas solenóides e reservatório, possibilitam a detecção dos pontos específicos de lubrificação. Além disso, a corrente é protegida por todo o caminho para evitar que o óleo se misture com o material transportado, assim evitando a contaminação da matéria prima.

As canecas são fabricadas de chapa em aço SAE1045 e soldadas para facilitar a montagem do formato especifico da estrutura. São equipadas com um raspador superior em chapa especial para o desgaste e fácil substituição, além de dois raspadores laterais para limpeza das paredes. Sua capacidade é de 40 litros, que atende a produção de até 80ton/h.

A Draga NATREB possui uma grande variação de aplicações industriais. Este equipamento também conhecido como Retomadeiras, pode ser utilizado para gerenciamento eficiente e automatizado das pilhas de materiais em diferentes ramos industriais, tais como:

  • Portuária (Navio graneleiro em portos e terminais);
  • Centrais termoelétricas a carvão;
  • Mineração;
  • Fertilizantes.

Saiba mais sobre a Draga NATREB!  Visite a página do produto clicando aqui ou entre em contato conosco!

 

 

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 14 de agosto de 2020
}

Tempo de Leitura

4 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Consultoria em cerâmica Natreb: Veja como funciona!

Consultoria em cerâmica Natreb: Veja como funciona!

Você já conhece a consultoria em cerâmica NATREB e sabe como ela pode contribuir para o crescimento da sua cerâmica? Existem diversos fatores capazes de interferir na eficiência e produtividade de uma cerâmica, como por exemplo, a correta regulagem de boquilhas, a...

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider