Mineração 4.0: Descubra o futuro da mineração

Você já ouviu falar na mineração 4.0, sabe o que isso representa e o que podemos esperar para o futuro?

A mineração 4.0 é um tema muito interessante para aqueles que estão sempre em busca de novas tecnologias, como nós da NATREB e você que é nosso cliente. Sendo assim, não deixe de conferir o que separamos para você nesse artigo!

O que é mineração 4.0?

A mineração 4.0 é uma expressão empregada para relacionar novas tecnologias, automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, dentre outros aspectos ligados à revolução tecnológica no setor de extração e beneficiamento mineral.

O conceito da mineração 4.0, está relacionado a indústria 4.0. Sendo assim, podemos dizer, que ambas fazem parte do que conhecemos como a 4ª Revolução Industrial.

Vamos conhecer algumas das revoluções e novidades proporcionadas pela mineração 4.0?

Caminhões autônomos

O uso de gigantescos caminhões, mais conhecidos como “fora de estrada” faz parte do dia a dia das unidades de extração mineral no Brasil e no mundo. Esses caminhões são capazes de transportar cerca de 240 toneladas (em média) em minérios a cada viagem, números que realmente impressionam.

No entanto, como todos nós sabemos o trabalho no interior ou próximo a minas de extração pode ser muito perigoso. Sendo assim, novas soluções estão surgindo no mercado, como por exemplo, modelos de caminhões “fora de estrada” controlados apenas por sistemas computadorizados, GPS e inteligência artificial.

Portanto, o que parecia ser coisa de filmes futuristas começa a ganhar forma, diminuindo consideravelmente o risco das operações de extração mineral.

Estes caminhões possuem inteligência suficiente para transportar os minérios com total segurança entre a área de extração e de descarga sem um operador dentro da cabine.

No Brasil, algumas unidades neste modelo já começaram a ser utilizadas pela mineradora Vale.

Escavadeiras autônomas

Recentemente, uma das maiores empresas do mundo na produção de veículos pesados para mineração, anunciou ao mercado a conclusão de um projeto ambicioso e que pretende oferecer maior segurança na extração de minério em minas subterrâneas, dispensando por completo a presença de humanos em áreas de grande risco.

Controladas por meio de tablets e computadores de forma remota, algumas escavadeiras autônomas já são utilizadas por algumas mineradoras ao redor do mundo.

Por fim, ao combinar maior produtividade e segurança, espera-se que em alguns anos as escavadeiras autônomas possam substituir por completo o modelo operado presencialmente por humanos.

Business Inteligence

Além da substituição das tradicionais máquinas pesadas por modelos operados remotamente, a mineração 4.0 faz uso de sistemas de gestão de alta performance e inteligência.

As maiores mineradoras do Brasil e do mundo já utilizam em seus processos o conceito de Business Inteligence (BI) oferecendo apoio na coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados, que posteriormente servirão de base para planejamentos e decisões mais assertivas.

Sendo assim, em pouco tempo pode-se perceber a melhoria na produtividade e a redução de custos, relacionados a extração e o beneficiamento de minérios.

Por falar em mineração, você já conhece a linha de produtos NATREB para este segmento? Ainda não? Então, clique aqui para saber mais!

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 27 de julho de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Agilizando a produção de uma cerâmica: Os 3 passos principais

Como maximizar a produção de uma cerâmica? Quais são os passos principais para produzir mais, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir a qualidade do produto final? Nesse conteúdo a NATREB apresenta 3 passos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da...

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha e a versatilidade dos materiais

A cerâmica vermelha é um dos materiais construtivos mais antigos utilizados pela humanidade. De acordo com historiadores, os primeiros vestígios relativos à produção de itens cerâmicos remontam ao período da pré-história. Por sua vez, arqueólogos afirmam que os...

Misturador NATREB     

Misturador NATREB     

São equipamentos indispensáveis no processo de preparação em industrias cerâmicas, são eles que garantem a mistura homogênea dos diferentes tipos de argilas, líquidos, aditivos e sólidos desintegrando o material seco por corte e esmagamento e adicionando água ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider