Mineração 4.0: Descubra o futuro da mineração

Você já ouviu falar na mineração 4.0, sabe o que isso representa e o que podemos esperar para o futuro?

A mineração 4.0 é um tema muito interessante para aqueles que estão sempre em busca de novas tecnologias, como nós da NATREB e você que é nosso cliente. Sendo assim, não deixe de conferir o que separamos para você nesse artigo!

O que é mineração 4.0?

A mineração 4.0 é uma expressão empregada para relacionar novas tecnologias, automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, dentre outros aspectos ligados à revolução tecnológica no setor de extração e beneficiamento mineral.

O conceito da mineração 4.0, está relacionado a indústria 4.0. Sendo assim, podemos dizer, que ambas fazem parte do que conhecemos como a 4ª Revolução Industrial.

Vamos conhecer algumas das revoluções e novidades proporcionadas pela mineração 4.0?

Caminhões autônomos

O uso de gigantescos caminhões, mais conhecidos como “fora de estrada” faz parte do dia a dia das unidades de extração mineral no Brasil e no mundo. Esses caminhões são capazes de transportar cerca de 240 toneladas (em média) em minérios a cada viagem, números que realmente impressionam.

No entanto, como todos nós sabemos o trabalho no interior ou próximo a minas de extração pode ser muito perigoso. Sendo assim, novas soluções estão surgindo no mercado, como por exemplo, modelos de caminhões “fora de estrada” controlados apenas por sistemas computadorizados, GPS e inteligência artificial.

Portanto, o que parecia ser coisa de filmes futuristas começa a ganhar forma, diminuindo consideravelmente o risco das operações de extração mineral.

Estes caminhões possuem inteligência suficiente para transportar os minérios com total segurança entre a área de extração e de descarga sem um operador dentro da cabine.

No Brasil, algumas unidades neste modelo já começaram a ser utilizadas pela mineradora Vale.

Escavadeiras autônomas

Recentemente, uma das maiores empresas do mundo na produção de veículos pesados para mineração, anunciou ao mercado a conclusão de um projeto ambicioso e que pretende oferecer maior segurança na extração de minério em minas subterrâneas, dispensando por completo a presença de humanos em áreas de grande risco.

Controladas por meio de tablets e computadores de forma remota, algumas escavadeiras autônomas já são utilizadas por algumas mineradoras ao redor do mundo.

Por fim, ao combinar maior produtividade e segurança, espera-se que em alguns anos as escavadeiras autônomas possam substituir por completo o modelo operado presencialmente por humanos.

Business Inteligence

Além da substituição das tradicionais máquinas pesadas por modelos operados remotamente, a mineração 4.0 faz uso de sistemas de gestão de alta performance e inteligência.

As maiores mineradoras do Brasil e do mundo já utilizam em seus processos o conceito de Business Inteligence (BI) oferecendo apoio na coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados, que posteriormente servirão de base para planejamentos e decisões mais assertivas.

Sendo assim, em pouco tempo pode-se perceber a melhoria na produtividade e a redução de custos, relacionados a extração e o beneficiamento de minérios.

Por falar em mineração, você já conhece a linha de produtos NATREB para este segmento? Ainda não? Então, clique aqui para saber mais!

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

segunda-feira, 27 de julho de 2020
}

Tempo de Leitura

2 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Veja como montar uma cerâmica do zero!

Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática! Legalização do negócio Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio...

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Como organizar o fluxo de caixa da sua cerâmica

Qual é a situação do fluxo de caixa da sua cerâmica hoje? Neste artigo em especial, trataremos de um tema muito importante e que está relacionado com a gestão e a saúde financeira da sua cerâmica. Você já ouviu falar em fluxo da caixa, sabe como ele funciona e conhece...

Máquinas para cerâmica: Confira 5 dicas para aumentar a vida útil

Máquinas para cerâmica: Confira 5 dicas para aumentar a vida útil

Buscando alternativas para aumentar a vida útil das máquinas na sua cerâmica? Então fique atento e confira as 5 dicas que a NATREB preparou para você neste artigo! 1.Realize manutenções preventivas Toda e qualquer máquina necessita de rotinas de manutenção preventiva...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider