Você já ouviu falar na mineração 4.0, sabe o que isso representa e o que podemos esperar para o futuro?
A mineração 4.0 é um tema muito interessante para aqueles que estão sempre em busca de novas tecnologias, como nós da NATREB e você que é nosso cliente. Sendo assim, não deixe de conferir o que separamos para você nesse artigo!
O que é mineração 4.0?
A mineração 4.0 é uma expressão empregada para relacionar novas tecnologias, automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, dentre outros aspectos ligados à revolução tecnológica no setor de extração e beneficiamento mineral.
O conceito da mineração 4.0, está relacionado a indústria 4.0. Sendo assim, podemos dizer, que ambas fazem parte do que conhecemos como a 4ª Revolução Industrial.
Vamos conhecer algumas das revoluções e novidades proporcionadas pela mineração 4.0?
Caminhões autônomos
O uso de gigantescos caminhões, mais conhecidos como “fora de estrada” faz parte do dia a dia das unidades de extração mineral no Brasil e no mundo. Esses caminhões são capazes de transportar cerca de 240 toneladas (em média) em minérios a cada viagem, números que realmente impressionam.
No entanto, como todos nós sabemos o trabalho no interior ou próximo a minas de extração pode ser muito perigoso. Sendo assim, novas soluções estão surgindo no mercado, como por exemplo, modelos de caminhões “fora de estrada” controlados apenas por sistemas computadorizados, GPS e inteligência artificial.
Portanto, o que parecia ser coisa de filmes futuristas começa a ganhar forma, diminuindo consideravelmente o risco das operações de extração mineral.
Estes caminhões possuem inteligência suficiente para transportar os minérios com total segurança entre a área de extração e de descarga sem um operador dentro da cabine.
No Brasil, algumas unidades neste modelo já começaram a ser utilizadas pela mineradora Vale.
Escavadeiras autônomas
Recentemente, uma das maiores empresas do mundo na produção de veículos pesados para mineração, anunciou ao mercado a conclusão de um projeto ambicioso e que pretende oferecer maior segurança na extração de minério em minas subterrâneas, dispensando por completo a presença de humanos em áreas de grande risco.
Controladas por meio de tablets e computadores de forma remota, algumas escavadeiras autônomas já são utilizadas por algumas mineradoras ao redor do mundo.
Por fim, ao combinar maior produtividade e segurança, espera-se que em alguns anos as escavadeiras autônomas possam substituir por completo o modelo operado presencialmente por humanos.
Business Inteligence
Além da substituição das tradicionais máquinas pesadas por modelos operados remotamente, a mineração 4.0 faz uso de sistemas de gestão de alta performance e inteligência.
As maiores mineradoras do Brasil e do mundo já utilizam em seus processos o conceito de Business Inteligence (BI) oferecendo apoio na coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados, que posteriormente servirão de base para planejamentos e decisões mais assertivas.
Sendo assim, em pouco tempo pode-se perceber a melhoria na produtividade e a redução de custos, relacionados a extração e o beneficiamento de minérios.
Por falar em mineração, você já conhece a linha de produtos NATREB para este segmento? Ainda não? Então, clique aqui para saber mais!
0 comentários