secador-taliscas

Secador Rápido de Taliscas NATREB

Em uma planta de produção cerâmica, a secagem constitui uma operação fundamental para a qualidade do produto final, como também, para a redução de perdas de produção de energia e aumento de produtividade. Por isso, o Secador Rápido de Taliscas NTS foi desenvolvido para obter maior eficiência de secagem para indústrias cerâmicas, aliando a redução de custos de energia elétrica e térmica, uniformidade da produção, baixo custo de manutenção e eliminação de movimentação manual ou por outras máquinas e estantes no processo.

Veja como funciona o Secador Rápido de Taliscas NTS

secador-taliscas No processo de secagem, o ar quente produzido em fornalhas e/ou recuperado de fornos nas fases de queima ou resfriamento, entra em contato com o produto, fazendo elevar a temperatura até atingir parâmetros adequados para extração da água retida no interior da massa. Nesse período, a temperatura e a velocidade do ar podem aumentar ou diminuir, variando pelo tipo de matéria prima e sua composição granulométrica, geometria de produto com seus percentuais de vazios e espessura de septos, condições higrométricas do ambiente da fábrica, entre outras condições. Sendo assim, a secagem rápida exige um equipamento com total controle e ajuste dos parâmetros, conhecimento embasado na experiência, e ensaio e experimento de cada argila.

Segundo sua característica técnica, o Secador Rápido de Talisca NTS é considerado como secagem contínua, onde as variações de temperatura e umidade influenciam o material durante seu movimento. Também podemos classificá-lo como secagem rápida, obtendo ciclo com duração entre 45 minutos para peças simples e até 3 horas para peças complexas. Outra condição que garante rapidez na secagem dos produtos cerâmicos é a alta velocidade e volumetria do ar empregada no interior do túnel, assim sendo, permite altos valores de coeficiente de transmissão de calor e massa, resultando em baixos índices de saturação devido ao elevado volume de ar. O Secador Rápido de Talisca NTS é projetado em formato de túnel, onde as peças a serem secadas são colocadas em único plano (taliscas) e transportadas através de esteiras de corrente. Os produtos se deslocam em uma direção contrária ao fluxo de ar quente, insuflado a partir da saída do secador e todas as peças recebem de forma uniforme o fluxo de secagem, diferente dos outros tipos de secadores.

Conhecendo a estrutura básica do Secador de Taliscas NTS

Com projetos customizados para cada cliente, o Secador Rápido de Taliscas NTS garante a secagem de telhas e blocos cerâmicos de variados modelos. Além disso, apresenta simplicidade técnica, facilidade de operação, velocidades de ar reguláveis em função do produto, produtividade com baixo consumo de energia elétrica e térmica, redução expressiva da mão de obra, uniformização da secagem e confiabilidade das peças, além do baixo custo de operação e manutenção. Para seleção do secador, a NATREB conta com um laboratório interno que realiza os ensaios de caracterização das matérias-primas e secagem rápida de amostras em câmara de túnel de vento controlado. A partir dos ensaios, conclui-se as características do secador ideal para cada cliente, que podem chegar a 26 ton/h de material seco, com 2% de umidade residual, com túnel de dimensões entre 3 e 5 metros de largura e comprimento entre 90 e 120 metros.

Conheça as principais características, detalhes construtivos e tecnologias empregada no secador rápido de taliscas NATREB:

 

Estrutura Mista (Metálica e Alvenaria)

Devido seu formato construtivo em túnel, sua estrutura foi desenvolvida para oferecer uma construção rápida e de baixo custo, possibilitando um período curto entre a compra e startup do equipamento. Para atender estes requisitos, sua parte estrutural é construída de perfis metálicos espessos tipo I, H, U e cantoneiras. A montagem desta estrutura é realizada por um técnico especializado da Natreb. O fechamento lateral é construído com tijolos vazados ou maciços, dependendo da disponibilidade do bloco que o ceramista já fabrica. As lajes são construídas utilizando vigotas treliçadas protendidas, com travamento na estrutura de aço e tavelas tipo H7 para suportar vãos livres de até 5m.

Correntes

Para movimentar o produto cerâmico no interior do secador, utiliza-se um conjunto de correntes e taliscas para apoio dos variados tipos de produtos que o sistema comporta. A corrente foi calculada para suportar grandes esforços em altas temperaturas, devido a seu ciclo de operação e ao comprimento exigido do secador.  Além disso, a seleção dos materiais para a fabricação da mesma é de extrema importância para garantir uma longa vida útil deste conjunto, portanto são fabricadas em aço, onde as roldanas, buchas e pinos são tratadas termicamente nos processos de têmpera, carbonitretação e cementação, elevando a resistência mecânica ao desgaste.

As taliscas são calculadas para suportar o peso distribuído dos produtos cerâmicos, aliando resistência mecânica e custo, seu projeto é de simples fabricação com cantoneiras de aço carbono e tinta especial, ou galvanização para acabamento e proteção contra a corrosão. O Secador Rápido de Taliscas Natreb é um projeto viável para diversos portes de cerâmicas e para vários tipos de argilas e blends. Inclusive, com aproveitamento de resíduos descartados por outras indústrias. Sua racionalização de espaço, redução de custos, garantia de produtividade e rápido retorno do investimento, faz deste produto uma inovação que já é realidade para várias cerâmicas brasileiras.

Por fim, saiba mais sobre o Secador Rápido de Taliscas NTS, acessando a página do produto, clicando aqui, ou entrando em contato conosco!

Escrito por ruan

Categoria da postagem

Repercusão

Data da postagem

sexta-feira, 31 de julho de 2020
}

Tempo de Leitura

4 minutos

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

Categories

Você também pode gostar de….
Draga NATREB

Draga NATREB

O armazenamento de grandes volumes de matéria prima na cerâmica é de suma importância para se obter uma excelente qualidade no produto final e manter o fluxo produtivo. Devido à tendência de misturas de mais tipos de argilas, maiores tempos de sazonalidade e uso de...

5 erros que você deve evitar na produção cerâmica

5 erros que você deve evitar na produção cerâmica

Para garantir a qualidade do produto final e a redução do índice de perdas, existem alguns erros que precisam ser evitados na produção de tijolos, telhas e blocos cerâmicos. Você sabe quais são eles? Neste artigo, separamos 5 erros que costumam ocorrer com frequência...

Quais os segredos da preparação de massa nas cerâmicas?

Quais os segredos da preparação de massa nas cerâmicas?

Neste momento de evolução que as indústrias estão presenciando, é impossível não pensar em um dos processos principais e mais importantes na fabricação dos produtos na cerâmica vermelha, que é a preparação de massa. Mas, será que todos os ceramistas estão de acordo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento
close slider