Quais os passos para criar uma indústria cerâmica?

Quais os passos para criar uma indústria cerâmica?

Pensando em investir na montagem de uma indústria cerâmica, mas não sabe por onde começar ou busca informações de uma fonte confiável?

Se a sua resposta foi “Sim”, você pode contar com toda a expertise da NATREB, uma empresa que há 48 anos presta serviços, consultoria e fornece máquinas e equipamentos para a indústria ceramista.

Continue conosco, acompanhe este artigo até o final e confira em um passo a passo completo o que é preciso para colocar suas ideias no papel e transformar o seu sonho de abrir uma cerâmica em realidade.

1.Monte um plano de negócios

Para começar de forma assertiva, recomendamos que você monte um plano de negócios completo, buscando responder dentre outras, às seguintes perguntas:

  • Quais são os parceiros e fornecedores que podem apoiar o meu novo negócio?
  • Quais são as etapas e máquinas essenciais para a produção ceramista?
  • Qual será o diferencial oferecido pela minha cerâmica aos clientes?
  • Qual será o público-alvo e a região de abrangência da minha cerâmica?
  • Qual a localização ideal para instalação da indústria cerâmica?
  • Qual é o investimento inicial e o prazo de retorno de uma cerâmica?

Apesar de não ser um documento obrigatório, o plano de negócios é fundamental para que as suas decisões se mostrem mais assertivas e efetivas.

2.Contrate um serviço de contabilidade

Com um plano de negócios bem desenhado, você precisará contratar a assessoria de um escritório de contabilidade que fique responsável por cuidar dos trâmites para legalização da sua cerâmica, incluindo:

  • Registro da cerâmica na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Liberação da Licença Ambiental e do Alvará de Funcionamento.

De preferência, procure um contador que tenha expertise no assunto e que já ofereça suporte para outras empresas do setor.

3.Faça a cotação do maquinário

Com a legalização em andamento, será hora de começar a cotação do maquinário que irá compor a sua cerâmica, incluindo:

  • Caixão Alimentador: Equipamento responsável por receber a argila e garantir o abastecimento constante e uniforme de toda a linha de produção.
  • Desintegrador: Equipamento responsável por triturar torrões secos e endurecidos da argila, eliminando também possíveis pedras.
  • Misturador: Equipamento responsável pela mistura da argila com a água e aditivos, com o objetivo de torná-la homogênea e maleável para as demais etapas da produção.
  • Laminador: Os laminadores são responsáveis por completar a mistura da massa e melhorar a distribuição da água presente na argila.
  • Maromba a Vácuo / Monoblocos / Extrusoras: Empregados na etapa mais importante da produção, esses equipamentos recebem a argila preparada nos processos anteriores e aplica sobre elas o formato e as dimensões desejadas para o produto final.
  • Secador de Taliscas: Após a extrusão, os produtos cerâmicos são encaminhados para os secadores ou para a retirada do excesso de água dos poros da argila.
  • Forno Metálico Móvel: Por fim, os produtos são encaminhados ao forno para queima, concluindo-se assim o processo produtivo.

Além disso, procure um engenheiro ou uma empresa especializada para começar as obras de construção da área administrativa e do galpão da sua cerâmica.

Para saber mais, acompanhe semanalmente as novidades aqui em nosso blog e siga nossas redes sociais!

Telefone: +55 48 3434-8700

E-mail: natreb@natreb.com.br

Qual o melhor equipamento para minha cerâmica?

Você também pode gostar de….
SECADOR ROTATIVO NSR: Alta performance na Secagem Industrial

SECADOR ROTATIVO NSR: Alta performance na Secagem Industrial

A NATREB apresenta soluções para os processos de secagem industrial: o Secador Rotativo NSR. Projetado para atender às demandas de diversas indústrias, desde mineração até alimentos, este equipamento oferece uma solução eficiente, econômica e robusta para a remoção de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider