Veja como montar uma cerâmica do zero!

Pensando em montar uma cerâmica? Confira nesse artigo, um resumo de tudo o que você precisa para colocar o seu negócio em prática!

Legalização do negócio

Antes de pensarmos na estrutura do negócio e no investimento necessário, será preciso regularizar o novo negócio junto aos órgãos públicos, para isso é muito importante que você conte com o apoio de uma assessoria contábil.

Na área da legalização empresarial, será necessário para constituir a sua cerâmica, obter o CNPJ, as inscrições Estaduais e Municipais, o Alvará de Funcionamento e a Licença dos órgãos ambientais.

Localização

A localização é um fator competitivo importante quando falamos das cerâmicas, quanto mais próximas do mercado consumidor, menores os custos com transporte, um aspecto que pode fazer muita diferença na margem de lucro e também no custo final do produto.

Ainda em relação a localização, é importante que a cerâmica esteja instalada próximo a vias que permitam o rápido e fácil escoamento da produção e ao mesmo tempo em uma localização próxima as jazidas de extração da argila (matéria prima fundamental no processo produtivo das cerâmicas), mais uma vez o objetivo será a redução de custos com transportes.

Por fim, vale verificar se o município ou Estado em que será instalada a cerâmica oferece algum benefício fiscal para o setor ceramista.

Estrutura

Em relação a estrutura de uma cerâmica, podemos dividi-la da seguinte forma:

Pátio para armazenamento de argila: A argila é sem dúvidas a principal matéria prima de uma cerâmica, portanto será necessário dispor de uma área exclusiva para o seu armazenamento.

Área de Processamento: A área de processamento ou produção é o local destinado para a transformação da argila em tijolo, bloco ou telhas. Neste local ficará disposto todo o maquinário que envolve o processo produtivo de uma cerâmica.

Vale destacar que a área de processamento precisa ser coberta e possui em média 500m2 a 1500m², vai depender dos equipamentos instalados.

Área de Secagem: A área de secagem é aquela destinada a secagem dos tijolos e telhas cerâmicas, o processo pode ser natural por meio da circulação do vento ou otimizado, por meio dos Secadores Rápidos de Taliscas NATREB.

Área de estocagem e expedição: Nesta área os produtos acabados são armazenados e carregados nos caminhões para a distribuição.

Área administrativa: Na área administrativa ficará localizada a gerência da cerâmica, o setor de faturamento, a recepção, entre outras coisas.

Pensando em montar uma cerâmica? Conheça a NATREB

Com larga experiência e muitos anos de trabalho atendendo as demandas do mercado ceramista, a NATREB conta com uma linha completa de maquinários para a sua cerâmica. Além disso, contamos com profissionais capacitados para prestar toda a assessoria e consultoria necessária para os primeiros passos da sua cerâmica.

Conheça mais sobre os nossos produtos, clicando aqui!

Não deixe de entrar em contato conosco para obter mais informações ou realizar uma cotação sem compromisso!

Telefone: + 55 48 3434-8700

E-mail: natreb@natreb.com.br

Você também pode gostar de….
Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Secagem e Queima – Como ser mais eficiente nestes processos!

Você sabia que é possível secar e queimar tijolos de forma mais eficiente com o apoio da tecnologia empregada no Secador Rápido de Taliscas e no Forno Metálico Móvel? Comprometida com o desenvolvimento do setor ceramista, a NATREB investe pesado em pesquisas e em...

1 Comentário

  1. Lagoa Artefatos Cerâmicos e de cimento João Batista

    tenho interesse em um forno móvel ou vagão qual o custo e qual o melhor?

    preciso de orcamento e projeto pra financiamento. obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Orçamento
close slider